A Confederação e os maranhenses têm uma longa relação de trabalho e realizações. Não à toa, em uma sessão solene realizada no dia 20 de dezembro do último ano, a capital do Maranhão, São Luís, concedeu a prestigiosa Medalha Simão Estácio da Silveira ao presidente da CONAFER, Carlos Lopes. O mérito deve-se, aos benefícios levados aos associados agricultores familiares, em especial aos pescadores artesanais, pecuaristas e indígenas maranhenses. Na última sexta (23), com a presença do governador Carlos Brandão na sede da CONAFER, mais uma vez se inicia um capítulo auspicioso desta história, quando diversos acordos de cooperação técnica foram firmados em setores importantes para o desenvolvimento do Maranhão, como a pecuária bovina, de ovinos e caprinos, além da implantação de projetos produtivos no Estado por meio da Confederação

As equipes da CONAFER e do executivo do Maranhão, comandadas pelo presidente Carlos Lopes e o governador Carlos Brandão, realizaram mais um encontro histórico para levar benefícios e ações ao povo maranhense. O governador Carlos Brandão conheceu em detalhes o +Pecuária Brasil, o +Genética no Sertão e outros projetos e serviços que os agrofamiliares do Maranhão já conhecem desde a fundação da CONAFER em 2011, quando se deu início a esta relação de sucesso.

Da esquerda para a direita, Anderson Ferreira, presidente do Iterma – Instituto de Colonização e Terras do Maranhão; o presidente da CONAFER, Carlos Lopes; o governador do Maranhão, Carlos Brandão; o vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, e Sandro Montenegro, presidente da Agerp – Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão 

Com o 2º maior rebanho bovino do Nordeste, o Maranhão foi a primeira Federação a assinar o Acordo de Cooperação Técnica com a CONAFER para receber o maior programa de melhoramento genético do país. Em 2 anos, 146 cidades das 217 do Estado aderiram ao +Pecuária Brasil. Um sucesso que agora se estende ao +Genética no Sertão, que já acordou com 20 cidades a entrega dos protocolos para inseminação de caprinos e ovinos dos pequenos produtores do semiárido. A história da CONAFER com os maranhenses vem de longa data, desde o apoio aos Guajajara no Território Arariboia, nas filiações de agricultores familiares por todo o Estado, nos projetos e programas, como o Mais Previdência e o ERA, Empreendedorismo Rural Agrofamiliar. Agora, a CONAFER se prepara para ampliar os serviços e projetos aos agrofamiliares maranhenses. 

Com o 2º maior rebanho bovino do Nordeste, o Maranhão foi a primeira Federação a assinar acordo com a CONAFER para receber o +Pecuária Brasil

Ao fazer uma avaliação da relação do Estado do Maranhão com a CONAFER, o presidente Carlos Lopes falou da satisfação de realizar um grande trabalho pelo agrofamiliar brasileiro em parceria com os maranhenses. “Para nós é um sentimento de alegria, compromisso da CONAFER é com o Brasil, com o brasileiro, com o sertanejo, com o indígena, com o preto, com ribeirinho, e em especial com o Maranhão. A gente já conhece o trabalho do governador Carlos Brandão, a gente já é fã do trabalho do governador há tempos, e estar aqui hoje reunido junto com ele e sua equipe, para nós é bastante gratificante escutar da equipe deles a necessidade e a crença em expandir o nosso trabalho no Estado do Maranhão. Atender essas realidades de Brasil e de Maranhão nos deixam mais otimistas e confiantes de que com Deus na frente, com fé, com seriedade, com transparência, a gente pode fazer as mudanças necessárias no nosso país, nesse Brasil rural. Muito feliz”, afirmou o comandante da Confederação. 

Presidente Carlos Lopes deu entrevista à TV CONAFER no final do encontro

Sobre o Maranhão ser o primeiro estado a assinar o acordo de cooperação técnica do +Pecuária Brasil, Carlos Lopes falou do simbolismo deste pioneirismo, lembrando que “o Maranhão tem algumas especificidades. Foi o primeiro Estado, nosso diretor do +Pecuária é do Maranhão. Assim, é um Estado onde todos nós temos uma familiaridade histórica. O governador Carlos Brandão, para nós já é um conhecido, um amigo. Sempre nos pautou com as condições e a oportunidade de estar fazendo um trabalho realizador no Maranhão”.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, falou da importância para o Estado da ampliação dos serviços e projetos aos agrofamiliares maranhenses por meio da CONAFER: “em primeiro lugar, quero registrar a alegria de estar aqui na sede da CONAFER, sendo muito bem recebido, conhecendo os projetos que ela executa pelo Brasil inteiro. Eu, que sou um dos defensores da agricultura familiar, por entender a importância do agricultor familiar, colocar na nossa mesa 70% da nossa comida e o que a gente já tem no Maranhão, em parceria com os municípios, é de extrema importância e está mudando a nossa pecuária do agricultor familiar. E hoje, com a reunião que a gente teve aqui, eu não tenho dúvida que nós vamos ampliar isso para atender mais produtores rurais, porque o pequeno produtor, ele precisa da mão amiga do governo, do poder público, da iniciativa privada, da CONAFER, que faz um trabalho extraordinário”. 

O governador Carlos Brandão conheceu em detalhes os programas e projetos da CONAFER

Carlos Brandão ressaltou a importância do programa +Pecuária Brasil, “porque o nosso produtor precisa da mão nossa, da nossa tecnologia, porque eles não têm acesso a tecnologia e através de nós eles vão melhorar o rendimento de carcaça, ou seja, vão abater os animais, no caso de molde de corte mais cedo e com o maior peso por conta da genética, isso é que é o melhor, melhoria genética, assim também como o gado de leite, uma vaquinha que produz cinco, seis litros de leite vai passar a produzir 20, 30. Ela come a mesma quantidade que a outra vaca, só que não retorna em termos de produção por conta da sua genética, que não é a sua, a sua genética não permite que ela produza muito leite. Então, com isso, nós vamos fazer uma grande transformação no Maranhão. Através do pequeno produtor, levando genética pura lá para dentro dos povoados. Aquele pequeno agricultor que está lutando e às vezes até querendo desistir por falta de assistência técnica, por falta de melhoria genética. Então, hoje foi um dia histórico. Eu, como governador, como veterinário, fico muito feliz em saber que vou dar essa contribuição junto com o nosso estado. Um olhar especial para o pequeno produtor, finalizou o governador Carlos Brandão. 

Na sequência, Carlos Brandão revelou a expectativa pela chegada de outro programa de melhoramento genético da CONAFER, o +Genética no Sertão, criado para atender os produtores de ovinos e caprinos do semiárido. “Nós temos uma região que produz muito e tem aptidão para ovinos e caprinos. Então não é só o +Pecuária para o gado de leite e de corte. Nós vamos expandir também para o pequeno produtor de ovinos e caprinos, nesta mesma linha, a melhoria genética, fazendo o cruzamento para que eles possam ter resistência do sertão e ao mesmo tempo, produtividade da genética que a gente vai introduzir. Quem ganha é o pequeno produtor, tanto na produção de carne, quanto na de produção de leite. E à medida que ele ganha mais dinheiro, ele pode cuidar melhor da sua família, ter mais dignidade com os seus filhos, colocar uma escola boa, comprar os livros, porque a educação é a maneira de garantir o futuro dos seus filhos. Então a gente tem que se preocupar numa cadeia. Melhorou a produção, o pequeno produtor ganha mais dinheiro e dá mais condições de dar um futuro melhor pros seus filhos, que é a nossa preocupação. Então, é um projeto a pequeno, médio e a longo prazo. Não tenho dúvida que nós estamos no caminho certo”, completou o chefe do executivo maranhense. 

Compartilhe via: