Com o 2º maior rebanho do Nordeste, o Maranhão foi a primeira Federação a assinar o Acordo de Cooperação Técnica com a CONAFER para receber o maior programa de melhoramento genético do país. Em 2 anos, 146 cidades das 217 do Estado aderiram ao +Pecuária Brasil. Um sucesso que agora se estende ao +Genética no Sertão, que já acordou com 20 cidades a entrega dos protocolos para inseminação de caprinos e ovinos dos pequenos produtores do semiárido. Mas a história com os maranhenses vem de longa data, desde o apoio aos Guajajara no Território Arariboia, nas filiações de agricultores familiares por todo o Estado, nos projetos e programas, como o Mais Previdência e o ERA, Empreendedorismo Rural Agrofamiliar. Agora, a CONAFER se prepara para ampliar os serviços e projetos aos agrofamiliares maranhenses. Um encontro com o executivo do Estado em Brasília e novas ações estão na pauta da Confederação

O Maranhão se destaca pela beleza das suas dunas e lagoas, os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e 600 quilômetros de praias e belezas naturais. A riqueza cultural do seu povo se estende do litoral ao interior em um encontro com a Floresta Amazônica. Em um espetáculo de cores, danças e ritmos, o Bumba-meu-boi é a expressão máxima da cultura popular do Maranhão. No sabor da culinária tem a influência indígena, africana e europeia. São quase 7 milhões de pessoas que produzem um dos maiores PIBs da região, sustentado por um forte agronegócio, petróleo, celulose, geração de energia e um grande complexo portuário. 

O Maranhão se destaca pela sua rica cultura, uma economia em crescimento e mais de 600 quilômetros de praias e belezas naturais

O Maranhão também tem uma forte pecuária (o segundo rebanho do Nordeste), uma grande produção sucroalcooleira, além de produzir muito arroz e algodão. A agricultura familiar cresce a cada dia produzindo frutas, verduras, hortaliças e legumes, mandioca, milho, temperos, castanhas, panificados, mel, pescado, e agora, mais leite e carne com o +Pecuária Brasil. O programa que chegou há 2 anos no Estado para fazer uma revolução genética na sua bovinocultura, e que se soma ao +Genética no Sertão para levar a bio técnica reprodutiva aos produtores de ovinos e caprinos. 

A Revolução Agropecuária Leiteira em Vila Nova dos Martírios 

Na cidade de quase 14 mil habitantes, no dia 24 de junho, representantes da SAGRIMA e a comitiva da CONAFER se dirigiram à Fazenda Boa Vista, local escolhido para inauguração do programa +Pecuária Brasil. 

O Maranhão foi palco do lançamento de uma parceria histórica entre CONAFER, Alta Genetics e a Secretaria de Agricultura do Estado (SAGRIMA)

Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, o +Pecuária chegou às terras maranhenses para fortalecer o setor dos pequenos pecuaristas, melhorando geneticamente os animais e oferecendo assistência técnica aos produtores de rebanhos bovinos, de corte e leite, favorecendo os criadores com melhores condições para alavancar a renda e garantir produtos de qualidade.

No Maranhão, CONAFER participou da maior operação em defesa da etnia indígena mais ameaçada do mundo

Os Guardiões de Proteção Ambiental foram acionados, em agosto de 2022, para atuar em operação de combate ampliado com atividades de prevenção a incêndios nas terras indígenas de Arariboia, Krikati, Governador e Porquinhos. A equipe dos Guardiões de Proteção Ambiental da CONAFER atuou em apoio ao Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do IBAMA, na Operação Maranhão.

Em Arariboia, no município de Amarante do Maranhão, 500 km da capital São Luís, reside o povo originário mais ameaçado do mundo, segundo a ONG Survival International: a etnia Awá

Ação da CONAFER e FAFERMA, a Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Maranhão

A CONAFER e a FAFERMA desempenham papel importante na defesa dos interesses dos agricultores familiares do Maranhão, objetivando melhores condições de vida e prosperidade para essas comunidades rurais. Um exemplo foi o 1º Encontro dos Pescadores e Pescadoras Artesanais Indígenas, ocorrido do dia 24 de agosto de 2022, e que se transformou em um marco na história da pesca artesanal indígena maranhense. Pela primeira vez foi realizado um encontro do gênero em uma aldeia. O evento aconteceu na Aldeia Abraão, e foi organizado pela FAFERMA, a Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Maranhão, e contou com o apoio da CONAFER. 

Na oportunidade foram apresentados pelos pescadores e pescadoras artesanais indígenas filiados à Federação, além da técnica de produção do pescado, os artefatos de pesca usados pelos seus ancestrais até as novas gerações. Houve apresentação cultural do povo Guajajara dando boas-vindas a todos os convidados, e a entrega das primeiras carteiras de pescador artesanal emitidas pela Secretaria Nacional da Pesca.

Alguns dos novos projetos da CONAFER para implantar no Maranhão

O programa Mais Pescado Brasil 

Tem como objetivo promover a produção sustentável por meio do manejo da pesca e  do cultivo de espécies nativas da Amazônia, utilizando o conhecimento científico, empírico e tradicional dos agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais. O projeto será iniciado no estado do Amazonas e posteriormente expandido para os demais estados da Amazônia Legal. 

O programa é dividido em três principais eixos de atuação: Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, Aquicultura de Espécies Nativas e Pesca Sustentável. Os três eixos serão trabalhados com base nos pilares do desenvolvimento voltados para o pequeno produtor rural: Capacitação Profissional; Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico; Extensão e Difusão de Práticas e Tecnologias. O programa busca contribuir para a segurança alimentar e nutricional da população, avançando no desenvolvimento do país.

O Mais Melipona Brasil

O Programa +Melipona Brasil é uma iniciativa centrada em três pilares de desenvolvimento: Capacitação Profissional, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, e Extensão e Difusão de Práticas e Tecnologias. O projeto se concentra na meliponicultura, que consiste na criação racional de abelhas nativas sem ferrão, visando a preservação das espécies e a promoção da produção sustentável de mel nativo e seus derivados. A Capacitação Profissional engloba atividades de campo, seminários temáticos e cursos técnicos e práticos para meliponicultores, abordando meliponicultura, empreendedorismo e educação socioambiental. O pilar de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico visa identificar abelhas nativas, estudar sua polinização e subprodutos, em parceria com instituições acadêmicas. A Extensão e Difusão de Tecnologias promovem assessoria técnica, campanhas de cidadania e programas de certificação ambiental.

O projeto tem dois eixos temáticos: Meliponicultura Sustentável, com ações para desenvolvimento da atividade; e Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, abrangendo educação socioambiental, cidadania, soberania alimentar e nutritiva para os produtores e programas de inserção do mel na alimentação escolar. A atuação será inicialmente executada na região Norte, atendendo até 27 municípios e beneficiando cerca de 1.350 meliponicultores, perpassando e ampliando as atividades para as outras regiões do Brasil. Os resultados esperados incluem o fortalecimento da atividade em mais de 140 municípios distribuídos em todo o país e unidades da federação, fortalecendo, no primeiro ano, cerca de 7.050 meliponicultores. 

O Mais Floresta Brasil

Resultado do Acordo de Cooperação entre a CONAFER e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o Mais Floresta atua na regularização ambiental das propriedades agrofamiliares, envolvendo a implantação da recuperação de florestas e de tecnologias agroecológicas, conforme as diversas ações do plano de trabalho. O SFB tem a missão de promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal, tornando esta agenda estratégica para a economia do país. E a CONAFER tem nas suas bases uma extensa ligação com os agricultores em todos os biomas brasileiros, podendo dar suporte nesta conexão entre os agrofamiliares e o Serviço Florestal, fortalecendo o caráter socioambiental do programa.

Para realizar este trabalho, o acesso ao extenso arquivo de informações já existentes é da mais alta relevância. Elas se encontram em documentos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e plataformas digitais, como a webambiente, sendo possível construir uma proposta concreta e factível de desenvolvimento da cadeia produtiva de recomposição de produtos madeireiros e não madeireiros, fazendo uso de resultados positivos alcançados por estas iniciativas e conforme as condições de uso e ocupação do solo encontradas nas áreas a serem restauradas. 

Compartilhe via: