Na tarde desta terça-feira, 26, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, participou dos trabalhos iniciais do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba, o CGPDA, do qual é membro titular, conforme nomeação publicada no Diário Oficial da União, de 6 de março de 2024, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o MAPA. Carlos Lopes é o representante das entidades sindicais dos trabalhadores da agroindústria e da agropecuária atuantes na área de abrangência do PDA-Matopiba: região que compreende partes do Cerrado do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Em suas palavras iniciais, Carlos Lopes deu boas-vindas a todos e assegurou “o comprometimento em proporcionar desenvolvimento e qualidade de vida a todos os envolvidos nas regiões do Matopiba”

Ao falar na abertura da primeira reunião dos membros titulares e suplentes do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba, o CGPDA, o presidente Carlos Lopes, como representante da CONAFER, a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil, agradeceu a oportunidade de contribuir da melhor forma possível para melhor agregar as estratégias, conteúdos e propósitos. 

No centro da foto, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, acompanhado à direita pelo Secretário Adjunto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Pedro Alves Corrêa Neto, e à esquerda, por Oziel Oliveira, Coordenador Geral de Apoio às Superintendências

Em suas palavras, Carlos Lopes lembrou do compromisso do Comitê Gestor do Matopiba: “temos um trabalho de nos comprometer em proporcionar desenvolvimento e qualidade de vida a todos os envolvidos dessas regiões. A CONAFER atua em mais de 50% dos municípios dos estados do Matopiba. Já fazemos melhoramento genético do rebanho, orientação da melhor produção orgânica, também estamos levando outros serviços, como melhoramento genético de ovinos e caprinos. Então, gostaria de me colocar à disposição acerca dessas informações, desses pequenos produtores, dessas pequenas unidades rurais que estamos atendendo junto com os prefeitos desses municípios. A CONAFER tem uma relação direta com esse trabalho e com a municipalidade nas entidades afiliadas, então, temos muito a contribuir”.

Em primeiro plano, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, acompanha a 1ª reunião do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba, o CGPDA, no Ministério da Agricultura e Pecuária

O Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba é fundamental para acelerar o crescimento desta região tão importante do Cerrado. São as economias de 337 municípios que irão receber um impulso para um desenvolvimento pleno e sustentável. Neste aspecto, as entidades sindicais dos trabalhadores da agroindústria e da agropecuária, atuantes na área de abrangência do PDA-Matopiba, são importantes no apoio aos produtores no cumprimento da missão de grandes demandadores de consumo.

Sobre o Matopiba

O Matopiba é uma região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980, especialmente no cultivo de grãos. O nome é um acrônimo formado pelas siglas dos quatro estados estados (MA + TO + PI + BA). A delimitação do Matopiba, foi oficializada em decreto da Presidência da República, em 2015. Ela compreende 337 municípios em 31 microrregiões geográficas, que somam cerca de 73 milhões de hectares.

O Matopiba compreende partes do Cerrado do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia

A produção agropecuária do Matopiba é marcada pelas grandes colheitas de grãos, especialmente soja, milho e algodão. Há cerca de 4.800.000 hectares com plantio de soja que somaram a produção total de 18,5 milhões de toneladas na safra 2022/23, o que representa cerca de 12,3% do total produzido no Brasil. A porção baiana da região é a segunda maior produtora brasileira da fibra, atrás apenas do estado do Mato Grosso. 

O Oeste baiano representa o espaço mais antigo e mais fortemente consolidado do Matopiba. A despeito dos regimes de chuva mais restritos (o que limita a safrinha não-irrigada) e do predomínio de solos de textura mais arenosa, a sua elevada altitude, associada com relevos pouco movimentados, contribuiu para o sucesso da experiência agrícola na região. Apesar de grande parte da área ser dedicada à agricultura de grãos, além de imensas áreas de pecuária, os imóveis rurais da região também abrem espaço para frutas, raízes e tubérculos, espécies florestais e pecuária.

Há que se destacar a imensa planície de alagamento da bacia hidrográfica Araguaia-Javaés, no Sudoeste do estado do Tocantins, onde o arroz irrigado durante a estação chuvosa e a soja-semente sub irrigada durante o período seco têm garantido excelente desempenho. 

Mais recentemente, o avanço da agricultura na porção Leste do Pará tem chamado a atenção de muitos, a ponto de sugerirem a incorporação desta parte do território no conjunto do Matopiba, ampliando assim os contornos da fronteira de expansão agrícola.

Pauta da 1ª reunião do Extraordinária do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba

14:00 – Abertura da 1ª Reunião CGPDA Matopiba – (Sr. Carlos Fávaro – Ministro da Agricultura e Pecuária)

14:15 – Rodada de apresentação dos membros  e apresentação do Programa – (Sr. Oziel Oliveira – Presidente do CG-PDA Matopiba)

15:00 – Apresentação e aprovação do Calendário de reuniões ordinárias do CG-PDA Matopiba

15:15 – Apresentação e aprovação de proposta de Regimento Interno do CG-PDA Matopiba

15:30 – Apresentação de Proposta e aprovação de Resolução de instituição de 03 (Três) Grupos

Técnicos: GT1 – Ordenamento e Gestão Territorial, GT2 – Desenvolvimento Agropecuário, GT3 – Desenvolvimento Agroindustrial

15:50 – Assuntos Gerais e Encerramento.

Compartilhe via: