A agenda da CONAFER, em Goiânia, foi bem produtiva entre os dias 18 de maio e 20 de maio, com uma série de apresentações, eventos e reuniões com autoridades e representantes de diferentes setores, incluindo legislativo e executivo da capital goiana. A instituição deixou sua marca na tradicional Agro Centro-Oeste Familiar, com um espaço reservado no Campus II da Universidade Federal de Goiás, apresentando aos visitantes os programas e serviços, com apoio de material de divulgação dos projetos. Foram dias produtivos, de muitas conquistas e novas parcerias com pessoas de diversas partes do país, conhecendo o trabalho da marca agrofamiliar brasileira e os seus projetos em todo o país

A 20ª Agro Centro-Oeste Familiar, realizada no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus II Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), que ocorre anualmente, reuniu diversos parceiros e recebeu aproximadamente 8 mil pessoas durante os quatro dias do evento. O objetivo da Agro Centro-Oeste é promover a agricultura familiar, a economia solidária e disseminar conhecimentos por meio de cursos, palestras, exposições e atividades culturais. A edição de 2023 é a maior da história do evento e marca o retorno após o período de emergência da Covid-19. Uma das atrações é a Feira Livre da agricultura familiar que comercializa hortaliças, frutas, mel, produtos beneficiados e artesanatos. Nos estandes, as entidades representativas dos agricultores familiares e dos órgãos públicos parceiros do evento, promovem debates, divulgação de políticas públicas, realização de negócios e trocas de experiências relacionadas à produção familiar na região Centro-Oeste.

Na quarta-feira, dia 18, a equipe da CONAFER realizou reuniões com a secretária Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS) de Goiânia, Maria Yvêlonia, e sua equipe, oportunidade em que apresentou seus projetos e ações de interesse dos goianienses. Maria Yvêlonia é uma profissional com ampla experiência na área, graduada em Serviço Social e mestre em Ciências Sociais. Anteriormente, ocupou o cargo de diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério da Cidadania, além de ter sido vice-presidente do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS). Atualmente, ela também comanda a Secretaria de Relações Institucionais da prefeitura. Entre diversos assuntos, o encontro teve como objetivo apresentar o programa Casa +Social, que utiliza a agricultura urbana como meio de atendimento às pessoas em situação de rua ou extrema pobreza. A previsão é de cooperação e parcerias que fortaleçam ambas as instituições.

À esquerda, Melk Nicolas, assessor da Presidência da CONAFER, e ao seu lado, Jerônimo Junior, diretor de Políticas Públicas da entidade

Na Câmara Legislativa do Goiás, a CONAFER reuniu-se com o deputado Ricardo Quirino e a vereadora Valéria de Aparecida de Goiás. A reunião teve como objetivo discutir pautas relacionadas ao desenvolvimento do segmento agrofamiliar. O dia 19 de maio de 2023 foi o segundo dia da Agenda CONAFER com ações no estande da exposição na Agro Centro-Oeste Familiar, uma oportunidade de falar com estudantes, profissionais, pesquisadores, agricultores familiares e o público em geral, todos interagindo e conhecendo mais sobre a agricultura familiar, tecnologias agrícolas e atividades relacionadas.

Na mesma Agro Centro-Oeste, também ocorreu a abertura da 76ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. Com o tema “O agronegócio em harmonia com o Meio Ambiente”, a solenidade de abertura contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela e do presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto. A exposição é tradicional no estado e retorna em sua magnitude após um período de paralisação durante a pandemia. A Agenda CONAFER Goiânia proporcionou uma série de encontros produtivos, fortalecendo o diálogo e promovendo a troca de experiências entre os participantes. As apresentações, encontros e reuniões abordaram temas relevantes para o desenvolvimento rural e a agricultura familiar, contribuindo para o fortalecimento desse setor em Goiás.

Compartilhe via: