A CONAFER enviou uma equipe multidisciplinar em seu estande montado no Campus II da Universidade Federal de Goiás. A Confederação realizou encontros com órgãos públicos de fomento, apresentou aos visitantes os seus projetos e expôs material de divulgação de programas e serviços. Em reunião com a secretária Municipal de Serviço Social de Goiânia, Maria Yvelônia e sua equipe, foi apresentado o programa Casa +Social, voltado para o atendimento de pessoas em situação de rua ou extrema pobreza, utilizando a agricultura urbana como motivadora. Ontem, a equipe da CONAFER esteve na Câmara Legislativa do Goiás, com o deputado Quirino e a vereadora Valéria de Aparecida de Goiás. E hoje, todos participaram da abertura da 76° Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, com a presença do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. O evento teve sua abertura na quarta-feira, 17, e se encerra amanhã, dia 20 de maio 

A Agro Centro-Oeste Familiar é a feira tradicional de exposições da agricultura familiar goiana. Em 2023, a feira foi montada no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG/GO – Campus II). Uma das atrações é a Feira Livre da agricultura familiar que comercializa hortaliças, frutas, mel, produtos beneficiados e artesanatos. Nos estandes, as entidades representativas dos agricultores familiares e dos órgãos públicos parceiros do evento, promovem debates, divulgação de políticas públicas, realização de negócios e trocas de experiências relacionadas à produção familiar na região Centro Oeste.

A CONAFER enviou uma equipe multidisciplinar, promoveu encontros com órgãos públicos de fomento e apresentou os seus programas e serviços

Foram criadas salas de seminários temáticos e científicos, estes últimos apresentando trabalhos de pesquisa acadêmica voltados para agricultura familiar. Outra atração foram os cursos práticos em áreas específicas: práticas agropecuárias consolidadas, com vistas a incrementar a capacidade das famílias em atividades produtivas, no gerenciamento da propriedade e no uso eficiente das tecnologias. Houve o Dia de Campo com visita à área de cultivo com apresentação de novos materiais agrícolas desenvolvidos por empresas de pesquisa voltadas à produção familiar. Também teve exposição de máquinas e implementos agrícolas: semeadoras, adubadoras, colhedoras e pulverizadores, sendo apresentados em funcionamento ao público, com destaque àqueles específicos para a agricultura familiar. Não faltaram as Rodas de Conversa: espaço para a expressão de casos exitosos de produtores familiares em assentamentos, além dos eventos culturais com apresentações artísticas.

O biólogo e assessor Caio Felipe, em reunião na Secretaria Municipal de Serviço Social de Goiânia, quando apresentou o programa Casa +Social, voltado para o atendimento de pessoas em situação de rua ou extrema pobreza

História

A Agro Centro-Oeste era realizada anualmente em Goiânia desde o ano 2000, em área da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG. Além de promover a realização da feira e ceder o espaço para o evento, a Universidade promoveu a mobilização dos expositores incluindo cooperativas de agricultores familiares e empresas de tecnologias e ajuda na preparação dos temas-chave a serem debatidos nos seminários. A partir de 2005, o enfoque da ACOF se voltou para a agricultura familiar, por tratar-se de um segmento que apresenta significativa necessidade de apoio, atuando como uma oportunidade de afirmação e de exposição de seus produtos, além do espaço de negociação de políticas públicas nos seminários. A 12ª Edição da Feira, em 2014, foi sediada pela primeira vez no interior do Estado de Goiás, pelo Instituto Federal Goiano, na cidade de Morrinhos-GO, mantendo o acesso a informações e tecnologias agropecuárias e com incentivo ao aumento na qualidade, produtividade e valor agregado aos produtos gerados por agricultores familiares.

Em 2015 (13ª edição) voltou a ser realizada nas dependências da UFG, em Goiânia/GO, onde atingiu recorde de público visitante e maior número de produtos comercializados. Nesta edição foi construída também a carta à sociedade da Feira da Agro Centro Oeste Familiar, onde se indicou os caminhos e desafios aos órgãos governamentais e a sociedade civil. Já a 14ª feira, em 2016, voltou a ser sediada pelo Instituto Federal Goiano, mas agora no Campus de Urutaí/GO, com o tema central em Agroecologia, sendo um evento construído em parceria por grupos e núcleos voltados para o assunto.

Na 15ª edição, em 2017, foi realizada no Centro de Eventos da UFG. O tema da edição  relacionou-se à inovação na produção por meio de sistemas e tecnologias voltados à produção familiar. O evento foi considerado um sucesso e teve público recorde. A 16ª ACOF foi organizada pela Universidade Estadual de Goiás na cidade de São Luís de Montes Belos, entre 09 a 11 de maio de 2018. A primeira edição sob a responsabilidade da UEG contou com uma inovação: a feira livre sendo realizada no período noturno, no Parque Bela Vista (Espelho D’água), objetivando maior visibilidade e melhor comercialização dos produtos. O tema deste ano foi: “Agricultura Familiar: oportunidades e desafios na produção de alimentos saudáveis”. A 17ª edição teve sua organização capitaneada pela UFG, realizada no Campus II – Samambaia, em Goiânia – GO, e ocorreu nos dias 29 de maio a 1 de junho de 2019. Contaremos com a feira livre e uma praça de alimentação no local, tudo proveniente da Agricultura Familiar. O tema foi “Geração de Renda”. 

A 18ª edição da ACOF deveria ter acontecido em 2020, mas em decorrência da pandemia de Covid-19, ocorreu entre os dias 5 e 8 de maio de 2021, no modo on-line, com apresentações de trabalhos e palestras. A 19ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar, com o tema “Diversidade, Sustentabilidade e Inovação”, foi sediada pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Campus Ceres, entre os dias 18 e 21 de maio de 2022. Dessa vez, com o retorno das atividades presenciais, a feira contou com uma feira-livre de produtos da agricultura familiar, artesanato e praça de alimentação, além de palestras, minicursos, oficinas, dias de campo, estações tecnológicas, atividades artísticas, entre outros. Todas as atividades foram gratuitas e a realização foi uma ação conjunta com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e entidades parceiras.

Com informações da Agro Centro-Oeste Familiar 2023.

Compartilhe via: