Assim como em 2022, na edição da AgroBrasília 2023, a CONAFER está presente com uma equipe multidisciplinar na mais importante feira de tecnologia e negócios da capital federal, destinada às empresas e produtores dos mais variados segmentos rurais. No ano passado, a CONAFER fechou um acordo de cooperação técnica com o governo do Distrito Federal para levar o melhoramento genético do +Pecuária Brasil aos pecuaristas familiares brasilienses. Um ano depois, a Confederação já apresenta os resultados desta parceria, ao mesmo tempo em que coloca à disposição do grande público da feira, os programas e projetos que têm mudado a vida de agrofamiliares de todo o Brasil. Além do estande, a CONAFER terá colaboradores de forma itinerante percorrendo os espaços da AgroBrasília para apresentar produtos e serviços agrofamiliares, como o INSS Digital, além dos programas que fomentam o crescimento socioeconômico dos agricultores familiares, entre eles o +Pecuária Brasil, o Mais Vida Brasil, ERA nas Escolas, +Turismo para as Mulheres da Terra e outras ações. Uma equipe do Mais Previdência Brasil estará conversando e orientando os interessados em viabilizar a tramitação de processos relacionados aos direitos previdenciários agrofamiliares, disponibilizando também assessoria jurídica, sem a necessidade de que este se dirija à uma agência física do INSS

Em 2022, a AgroBrasília reuniu 520 expositores, atraiu 135 mil visitantes e gerou 4,6 bilhões de reais em negócios. Para 2023, a expectativa é superar estes números. O local do evento é o Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, BR 251 km 5 – PAD-DF. Ele conta com áreas para campos demonstrativos; áreas gramadas para máquinas, equipamentos e animais; pavilhões para montagem de estandes, auditórios para cursos e palestras, além de uma bela infraestrutura física e de serviços. O espaço tem amplo estacionamento, áreas de descanso, rede elétrica, ruas asfaltadas, sinalização e transportes internos são uns dos atrativos do local, que também conta com dois restaurantes, posto de saúde e cinco conjuntos de sanitários, espalhados pelos seus 500 mil m² de extensão.

A AgroBrasília é a grande feira de tecnologia e negócios voltada para empreendedores rurais de diversos portes e segmentos. Ela é realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF), e serve como vitrine de novas tecnologias para o agronegócio e o segmento agrofamiliar, com um cenário de referência em debates, palestras, cursos sobre diversos temas relacionados ao próprio setor produtivo. É o ambiente propício para a realização de negócios, onde oferta ao público as melhores novidades em maquinários, implementos agrícolas, insumos, sustentabilidade, genética animal e vegetal, pesquisas e biotecnologias.

Na AgroBrasília 2023 foi criada uma área de Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), com espaços dedicados também à agricultura familiar, onde são apresentadas tecnologias e pesquisas próprias para o setor. A feira conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (SEAGRI-DF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF) e a Central de Abastecimento do Distrito Federal (CEASA-DF).

A origem

A AgroBrasília surgiu do sonho dos agricultores de uma das regiões produtivas mais tecnificadas do Brasil. Implantada em 1977, o Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF) foi integrado por produtores do Sul do país que transformaram o lugar num recordista de produtividade agrícola.

Contudo, o acesso aos avanços tecnológicos disponíveis no mercado ainda era difícil, mesmo após décadas de fundação da Coopa-DF. Assim, em 2007, a prioridade da diretoria da cooperativa, era facilitar a vida dos associados e de todos os agricultores de uma macrorregião, dando-lhes condições de instrumentalizar-se com as mais adequadas tecnologias para viabilizar a produção, reunindo em um único local, diversas empresas de diferentes ramos do agronegócio.

No ano em que a Coopa-DF completou 30 anos, foi posta em prática a ideia promissora e ambiciosa de realizar uma feira de agronegócio que demonstrasse todo o desempenho e sucesso da região. Nesse contexto surgiu a AgroBrasília. Realizada desde 2008, a Feira apresenta resultados e números surpreendentes a cada nova edição. É o maior evento de tecnologia e negócios do Planalto Central e a feira de agronegócio que mais cresce no Brasil.

Com informações da AgroBrasília 2023.

Compartilhe via: