Nesta semana, a equipe da Secretaria Nacional Indígena da CONAFER, composta por Luciana Alves, Greice Coelho, Dilva Martins, incentivou o cultivo de hortaliças nas comunidades indígenas do Sol Nascente, Ceilândia. Em comemoração ao Dia da Agricultura, comemorado no dia 17 de outubro, a ação social trouxe benefícios para os povos Guajajaras, indígenas venezuelanos do café sem troco e para a aldeia do Noroeste.

O projeto, desenvolvido há dois meses, é reflexo do compromisso da CONAFER com as atividades ligadas à agricultura brasileira e já conta com mais de 500 beneficiados. Em um só dia, 100 indígenas foram orientados sobre a limpeza das hortaliças, os procedimentos para regar as plantações e fazer adubo com o esterco de gado. As atividades foram iniciadas pela manhã com a limpeza de pés de couves para evitar pragas e o esterco de gado foi recolhido durante a tarde.

A CONAFER entende a importância da agricultura familiar para a produção do consumo interno do Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar é responsável por mais de 76% dos alimentos consumidos no país. Por essa razão, a corrente solidária da CONAFER não para por aí. Toda quarta-feira a Secretaria Nacional Indígena, em parceria com a Dilva Martins, recebem doações e arrecadam hortifruti para levar até as comunidades indígenas e carentes do DF.

O esforço da equipe da CONAFER também alcança outras regiões do Brasil, como é o caso do Mato Grosso do Sul, que recebeu uma visita da Secretaria Nacional Indígena nesta semana. Com o objetivo de melhorar a saúde, a educação e avançar na produção agrícola em territórios indígenas, a CONAFER cria projetos de agroecologia, desenvolve ações sociais e realiza filiações de agricultores indígenas em suas aldeias. 

Na manhã do dia 16 de outubro, foram realizadas filiações dos indígenas Guarani e Terena nas aldeias Jaguapiru e Retomada Jechapiru, em Mato Grosso do Sul. A Secretaria Nacional Indígena fez a entrega de carteirinhas do programa de serviços e benefícios em saúde Mais Vida Brasil, uma parceria da CONAFER com a BSF Saúde e o Terra Bank. Além disso, também foi feita a cotação de preços para um projeto de horta nas aldeias. No total, o território já conta com mais de 1200 filiados. 

A CONAFER celebra o Dia da Agricultura, uma atividade econômica essencial para o Brasil, responsável pela produção de alimentos muito importantes para a segurança alimentar e a economia do país. O papel da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares no fortalecimento da agricultura brasileira é extremamente relevante. Por meio de ações sociais em aldeias, a CONAFER reafirma o compromisso com o desenvolvimento rural, garantindo que pequenos e médios produtores tenham a oportunidade de prosperar e contribuir para o crescimento sustentável do Brasil.

Compartilhe via: