Inaugurado no último dia 19 de junho, o escritório de representação da CONAFER na capital João Pessoa através da Diretoria de políticas públicas avançando assim na integração dos estados nordestinos, destacando-se como ponto estratégico para as ações da Confederação na Região, como o novo programa +Pescado Brasil e outros projetos voltados à agricultura familiar. A Paraíba é estratégica para levar produtos e programas da Confederação para o desenvolvimento do segmento agrofamiliar nordestino. O novo endereço no estado é de fácil acesso à população que busca o atendimento de serviços como o Mais Previdência, CAF e demandas dos associados. Este estreitamento dos laços com os pequenos produtores nordestinos forma um elo muito forte nesta relação cooperativista, tornando as soluções mais fáceis, rápidas e acessíveis a todos. Um exemplo é a execução do +Pescado Brasil, um programa inédito desenvolvido entre a CONAFER e o ITT Instituto Terra e Trabalho, e que agora com esta melhor estrutura da CONAFER na Paraíba, tem a oportunidade de ser efetivado para melhorar a vida dos pescadores paraibanos

Para o diretor de Políticas Públicas da CONAFER, Jerônimo Júnior, “ter a CONAFER na Paraíba por meio deste escritório, representa um grande avanço. Um marco importante para o estado, trazendo grandes perspectivas para o desenvolvimento sustentável da pesca no Nordeste. Ter algo físico, algo específico da nossa entidade aqui na Paraíba nos fortalece, torna a CONAFER ainda mais forte e com abrangência de conhecimento nacional”, ressaltou Jerônimo Júnior, diretor de Políticas Públicas da CONAFER.

A inauguração contou com a presença do secretário de Agricultura de Campina Grande, Renato Gadelha; o deputado estadual potiguar, Jutay Meneses; vereadores, prefeitos, o superintendente do INSS no Nordeste, Rogério Soares; os gerentes executivos do INSS em João Pessoa, Rogério Oliveira,e de Campina Grande, Marcus Vinícius de Farias; além da Coordenação Nacional de Empreendedorismo e Sustentabilidade da CONAFER, representada por Verbena Melo, a Diretoria Nacional de Políticas Públicas, representada por Jerônimo Júnior e o Instituto Terra e Trabalho, liderado por Fabiana Vieira, além dos presidentes de colônias de pescadores e toda a população local.

“O encontro foi uma excelente oportunidade para estreitar os laços e ampliar programas novos como o +Pescado Brasil, disse Verbena Melo, coordenadora nacional de Empreendedorismo e Sustentabilidade da CONAFER.

O +Pescado Brasil na Paraíba

O programa +Pescado surge como uma iniciativa muito adequada para o mercado do pescado na Paraíba, considerando a importância da pesca na renda dos pequenos produtores e como alimento rico para a população. Com sua prática disseminada ao longo do litoral brasileiro, a pesca exerce um papel fundamental na atividade comercial, apresentando grande importância social e econômica para os trabalhadores das regiões costeiras. Por conta dessa peculiaridade, acredita-se que o +Pescado Brasil será o programa de maior impacto na Paraíba, beneficiando diretamente os pequenos produtores e fortalecendo a economia local.

Jerônimo Júnior afirmou que a Diretoria de Políticas Públicas da CONAFER já está articulando emendas para que o +Pescado Brasil, assim como no estado do Amazonas, seja também protagonista na Paraíba. “A parceria é com o deputado estadual-RN, Jutay Menezes, e com a Federação das Colônias de Pescadores e Aquicultores de Águas Interiores da Paraíba (FCPAAI-PB). Eu acredito que este será o programa de maior impacto no estado”, disse.

Parceria com o ITT entrega 30 computadores

Na oportunidade da inauguração do escritório, uma parceria com o Instituto Terra e Trabalho permitiu a entrega de computadores para a distribuição na região em unidades e pontos estratégicos que facilitem e melhorem o acesso da população à inclusão digital. 

Audiência pública na Assembleia da Paraíba leva projetos da CONAFER

Na parte da tarde, a coordenadora nacional de Empreendedorismo e Sustentabilidade, Verbena Melo, representando o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, apresentou, em audiência pública, na Câmara Legislativa do Estado da Paraíba, os programas e benefícios da Confederação sobre o seguro defeso do pescador. A CONAFER pretende se tornar um importante agente de transformação na região, impulsionando o desenvolvimento da produção sustentável, econômica e social.

Segundo Verbena Melo, “48 colônias de pescadores já foram sensibilizadas pelo +Pescado Brasil, criando-se assim, uma ótima base de apoio e articulação para a implementação do programa no estado da Paraíba”.

Compartilhe via: