A CONAFER, em parceria com a Clínica Chang, realizou um impactante projeto de saúde na Aldeia Caramuru Paraguassu, em Pau Brasil, sul da Bahia. Durante o mês de outubro, a Diretoria de Saúde Básica e Providências da Confederação, organizou uma série de atendimentos médicos, envolvendo exames laboratoriais e ultrassom, com destaque para o Mutirão da Saúde. Foram dezenas de atendimentos ao longo do mês, das crianças aos idosos, promovendo cuidados essenciais à saúde da comunidade local. Em função do Outubro Rosa, as mulheres da Caramuru realizaram exames de mamografia e outros procedimentos para prevenção do câncer de mama 

O ápice do projeto foi no dia 30 de outubro, com a realização do primeiro Mutirão da Saúde na Escola Estadual Indígena Caramuru Catarina Paraguassu. Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços, incluindo exames laboratoriais, ultrassom, atendimento psicológico e sessões de fisioterapia. Além de proporcionar um cuidado integral à saúde, a presença da psicóloga e das fisioterapeutas contribuiu também para os aspectos emocionais e físicos da ação.

Assistência contínua conforme a demanda

A CONAFER e a Clínica Chang não se limitaram ao Mutirão da Saúde. Todos os dias, continuam oferecendo atendimentos de acordo com a demanda da população. Essa abordagem flexível visa garantir que todos os indivíduos, independentemente de sua origem, recebam a assistência necessária. Até o momento, foram realizados aproximadamente 2 mil exames, uma estatística que reflete o comprometimento da entidade em atender as necessidades de saúde das comunidades indígenas.

Parceria com a Prefeitura de Pau Brasil para Mini Cirurgias

Além dos exames convencionais, a CONAFER estabeleceu uma parceria importante com a prefeitura de Pau Brasil para a marcação de mini cirurgias. Essa colaboração é mais um passo significativo na promoção da saúde e no acesso a procedimentos médicos essenciais.

O impacto positivo desse projeto transcende a assistência imediata, contribuindo para fortalecer os laços comunitários e promover uma abordagem proativa em relação à saúde. A CONAFER e a Clínica Chang reiteram seu compromisso em continuar apoiando a comunidade local, estabelecendo um padrão exemplar de cuidados de saúde para regiões rurais e indígenas.

Este projeto é um testemunho da eficácia das parcerias entre organizações engajadas em melhorar a qualidade de vida das comunidades mais vulneráveis, e a CONAFER, junto com a Clínica Chang, continuará a impulsionar iniciativas inovadoras em prol da saúde e do bem-estar dos povos originários.

Compartilhe via: