Neste mês de outubro, a equipe da Secretaria Nacional Indígena da CONAFER promoveu ações sociais com doações de alimentos e almoços solidários nas comunidades indígenas e carentes de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal. A iniciativa, feita em conjunto com ações de filiação, beneficiou os povos Karitiana, Guarani-Kaiowá, Terena, Tupinambá, Guajajaras, Fulni-ô, Bororó, Kariri-Xocó e Araus. O desenvolvimento de projetos como o Quarta-Verde, por exemplo, mostra o comprometimento da Confederação com o combate à fome e com a promoção da alimentação saudável nas aldeias

Movida pelo sentimento de empatia e solidariedade, a equipe da Secretaria Nacional Indígena realiza ações sociais em todas as regiões do Brasil, possibilitando que aldeias e comunidades carentes tenham acesso a uma série de benefícios, como doações de frutas e verduras frescas.

No dia 18 de outubro, o povo Karitiana recebeu um almoço com sopão solidário e pão em Porto Velho, Rondônia. No total, 150 pessoas foram beneficiadas com a iniciativa. Após o almoço, a SNI realizou o cadastramento de filiações para a população da vizinhança. Houve também um sorteio de brindes para os filiados.

Em outra oportunidade, ainda em Porto Velho, Rondônia, a equipe da SNI atendeu 40 famílias do bairro Cristal da Calama que participaram da ação e se tornaram novas filiadas. Além do cadastro, os colaboradores fizeram uma palestra informativa sobre o trabalho desenvolvido pela CONAFER, destacando os programas e serviços oferecidos pela entidade.

A solidariedade também alcançou outros estados do Brasil, como é o caso do Mato Grosso do Sul. Na cidade de Dourados-MS, os profissionais da SNI conheceram a senhora Carlinda Santana, que realiza um projeto voltado para as crianças na aldeia Jaguapiru. A CONAFER prestou todo o apoio necessário para Carlinda oferecer sopão e festas para os pequenos. Agora, ela conta com o apoio da Confederação para dar continuidade nesta ação social.

Carlinda Santana faz sopão para crianças da aldeia Jaguapiru, em Dourados-MS

O estado da Bahia também foi beneficiado com uma ação social da Secretaria Nacional Indígena, que entregou cestas básicas na aldeia Tupinambá, em Ribeirão do Largo-BA. No total, 22 famílias receberam doações de alimentos essenciais para a alimentação como arroz, feijão, farinha, café, açúcar, leite e ovos. O território já conta com 80 famílias filiadas à CONAFER. 

Já no Distrito Federal, a preocupação da CONAFER com a alimentação nas aldeias se mostra presente no dia a dia da comunidade por meio do projeto Quarta-Verde. A iniciativa da Secretaria Nacional Indígena (SNI) arrecada, semanalmente, verduras e frutas na Feira do Produtor para fazer doações aos povos indígenas. O objetivo é levar sustentabilidade às aldeias do DF, proporcionando melhor qualidade alimentar. Nesses dois meses de programa, os colaboradores visitaram o Noroeste, a PAD-DF do Café Sem Troco e o Sol Nascente. Agora, os povos Guajajaras, Fulni-ô, Bororó, Kariri-Xocó e Araus contam com hortaliças frescas na mesa não só na quarta-feira, mas em todos os dias da semana. 

A história da Confederação tem uma ligação umbilical com o combate à fome, uma vez que a base da CONAFER está na agricultura que produz alimentos essenciais para a segurança alimentar, fortalecendo a economia do país. O papel da entidade na promoção da agricultura brasileira e na distribuição de alimentos é extremamente relevante. Por meio de ações sociais em aldeias e comunidades necessitadas, a CONAFER reafirma o compromisso com a sustentabilidade para os povos indígenas, garantindo o direito da alimentação para várias famílias, conforme previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Federal Brasileira.

Compartilhe via: