Na tarde desta quarta-feira (8), CONAFER e Sthorm assinaram um acordo de cooperação inédito para levar tecnologia sustentável aos pequenos e médios produtores agrícolas brasileiros. A Sthorm tem expertise em inteligência multidisciplinar, por isso desenvolve soluções científicas e tecnológicas para desafios globais críticos. Ao se firmar esta parceria, capitaliza-se a grande capilaridade da Confederação entre associações de agricultores e comunidades tradicionais. A colaboração entre Sthorm e CONAFER vai promover o desenvolvimento sustentável e a justiça social nos espaços agrofamiliares e territórios indígenas de Norte a Sul do país, com ênfase especial na bioeconomia. Agora, as empresas voltam-se aos planos de trabalho, em uma missão conjunta na preservação, conservação e proteção dos biomas nativos, apoiando agricultores familiares e os povos tradicionais, promovendo práticas que garantam sua dignidade e permanência nos territórios
Foi com muita alegria e enorme responsabilidade que os representantes da CONAFER e Sthorm assinaram nesta tarde, na sede da Confederação, em Brasília, esta parceria estratégica em um momento de mudança de paradigmas na produção de alimentos e sustentabilidade do planeta. A Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, desde que foi fundada em 2011, trabalha em uma pauta de busca pela melhoria nas condições de vida dos agricultores familiares do Brasil, sempre com autonomia nas decisões referentes ao setor agrícola no país, porém, sempre com o Norte na agroecologia e produção sustentável.
A Sthorm junta-se nesta missão de forma efetiva trazendo uma tecnologia desenvolvida para ser usada na geração, custódia e distribuição global de ativos: a PlanetaryX, Com isso, cria-se uma plataforma tecnológica para a maior associação de pequenos e médios produtores agrícolas brasileiros, com uma área enorme de floresta e de biomas de preservação permanente. Agora, estas áreas serão transformadas em ativos financeiros que vão gerar recursos a estes produtores, mantendo intocável a nossa gigante riqueza ambiental. Árvore em pé é o ativo mais valorizado.
Pablo Lobo, fundador e CEO da Sthorm, explica que “com essa aliança, uniremos conhecimento científico avançado e práticas sustentáveis para enfrentar problemas ambientais críticos, de pandemias a mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que trabalhamos para assegurar a biodiversidade e a sustentabilidade econômica das comunidades que dependem desses ecossistemas.”
Tiago Lopes, presidente interino da CONAFER (camisa azul), Túlio Dek, sócio-fundador da Sthorm e Pablo Lobo, fundador e CEO da Sthorm, discutem os detalhes do acordo de cooperação
Sthorm e CONAFER trabalharão unidas para a certificação, o registro e a emissão de Títulos Verdes (BCAs), e assim capitalizar os serviços ambientais para entregar ao pequeno e médio agricultor, àqueles que fazem a nossa agricultura familiar forte, às comunidades ribeirinhas e comunidades indígenas em suas áreas de conservação legal, melhores condições socioeconômicas. O compromisso é estabelecer um eficiente modelo de cooperação que valorize o meio ambiente e fortaleça as comunidades locais, garantindo que todos possam prosperar em harmonia com a natureza.
Estiveram presentes na reunião de assinatura do ACT:
– Tiago Lopes, presidente interino da CONAFER
– Fausto Pinato, deputado federal
– Pablo Lobo, Sthorm
– Túlio Dek, Sthorm
– Keber Filo, Sthorm
– André Lins, Sthorm
– Gilberto Fischel, Sthorm
– Bruno Lobo, Sthorm
– Dani Feo, Sthorm
– Hélbio Nogueiram, Sthorm
– Pedro Machado, Sthorm
– Gustavo Baptista, IG
– Verbena Melo, CNAES CONAFER
– Caio Felipe, CNAES CONAFER
– Ingrid Mutinelli, CNAES CONAFER
– Geovanio Pantoja, Secretário Monitoramento CONAFER
– Fabiana Vieira, ITT
– Reginaldo Rodrigues, SETUR CONAFER
– Lucas Titon, SECOM CONAFER
– Daniel Kuikuro, SENPIX CONAFER
– Kahan Kuikuro, SEPINX CONAFER
– Jair Kuikuro, SENPIX CONAFER
– Amuneri Kuikuro, SENPIX CONAFER