De 24 a 27 de fevereiro, foi realizada no Território Indígena do Xingu mais uma edição do curso de Formação dos Guardiões Ambientais em Vigilância Territorial. Sob coordenação da Secretaria Nacional de Monitoramento e Segurança no Campo da CONAFER, as aulas ocorreram na aldeia Ipatse, do povo Kuikuro, no Território Indigena do Xingu, na cidade de Gaúcha do Norte, no Mato Grosso. Foram formados 27 guardiões ambientais e 16 brigadistas comunitários dos povos Kuikuro e Kalapalo, que receberam aulas teóricas e práticas, todos representantes das aldeias Kuikuro, Mayene, Lahatua, Tanguro, Aweti, Nafukua, Kalapalo e Morená do povo Kamaiurá

O curso de Formação dos Guardiões Ambientais em Vigilância Territorial tem dois eixos principais: a vigilância e o monitoramento do interior até as fronteiras das terras indígenas. Esta iniciativa da CONAFER contribui para uma comunidade indígena mais protegida e unida, criando barreiras para invasões e garantindo mais segurança para as atividades dos indígenas, como a preservação da sua cultura, a produção agrícola, as roçadas e os deslocamentos no território. 

As Brigadas Comunitárias

As brigadas comunitárias de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, são compostas por pessoas das comunidades, que se organizam nas ações de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios em seus territórios. Os brigadistas recebem treinamento básico de combate a incêndios florestais, além de conhecimento sobre as características das áreas naturais e os riscos associados a esses incidentes. 

Nesta edição de capacitação dos guardiões, foi criada a Brigada Comunitária com 16 brigadistas comunitários das aldeias Ipatse, Kamayura, Mayena, Tanguro e Iahatua. As brigadas comunitárias são fundamentais para a proteção e a gestão de seus territórios. Nesse modelo a comunidade é protagonista no planejamento das atividades de prevenção, preparação e combate aos incêndios, o que contribui para a diminuição nos impactos dos incêndios florestais, além de ajudar na redução dos prejuízos econômicos, sociais e ambientais. 

Aplicativo Hãmugãy é apresentado no Xingu

O Hãmugãy, a plataforma originária de proteção dos territórios, foi apresentado aos alunos do curso de Formação dos Guardiões Ambientais em Vigilância Territorial. Hãmugãy é um aplicativo de monitoramento que facilita registros ágeis de ocorrências ambientais ou ameaças às áreas indígenas. 

Hãmugãy, o aplicativo de monitoramento dos territórios, lançado pela CONAFER, tem algumas funções nas línguas indígenas

Os registros incluem fotos e coordenadas GPS, que são enviadas ao Centro de Monitoramento da CONAFER, e que serão disponibilizadas por meio de um mapa interativo, possibilitando a resolução do sinistro com muito mais velocidade. Cada registro é instantaneamente processado e enviado ao centro de monitoramento da plataforma, criando respostas rápidas e eficazes em situações críticas. A plataforma Hãmugãy representa um passo audacioso em direção a um futuro mais promissor, onde o conhecimento ancestral se entrelaça com a tecnologia moderna para proteger nossos ecossistemas preciosos e apoiar as comunidades que dependem deles. É um testemunho do poder da colaboração e da inovação para enfrentar os desafios ambientais mais urgentes do nosso tempo. 

Compartilhe via: