Fundada em 1987, a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, FOIRN, é uma das principais organizações do movimento indígena no Brasil, sendo referência mundial sobre a defesa dos povos originários na América Latina. Ela atua em uma área que abrange os municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Quando foi fundada, a sua principal bandeira de luta era a demarcação de suas terras ancestrais. Sempre com as ameaças de garimpo ilegal, extração de riquezas naturais e exploração desumana do trabalho indígena, muitas vezes análogo à escravidão. Depois de 36 anos, a FOIRN ampliou sua atuação por meio de ações de Economia Indígena Sustentável, Monitoramento Ambiental e Climático da Bacia do Rio Negro, Governança Territorial e Ambiental e Fortalecimento das Associações, além de projetos em diferentes áreas, como cultura, educação, desenvolvimento econômico, saúde e meio ambiente. Marivelton Baré e Nildo Tukano, respectivamente presidente e vice-presidente da FOIRN, reuniram seus colaboradores e associados para o evento de aniversário da Federação, em sua sede, na bela São Gabriel da Cachoeira, considerada a cidade mais indígena do Brasil

O território de atuação da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, FOIRN, é o místico e sagrado Rio Negro, onde a história se revela em marcas dos ancestrais originários que habitaram a região há pelo menos 3 mil anos. Os petróglifos rionegrinos resistem ao tempo e são memória viva ameríndia. Podemos afirmar que a Bacia do Rio Negro, a maior bacia hidrográfica de águas pretas do mundo, é um extenso território indígena transfronteiriço, uma vez que 50% de sua extensão é composta por terras indígenas demarcadas no Brasil, Colômbia, Guiana e Venezuela. O Rio Negro é o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas, o sétimo maior rio do mundo em volume de água e tem sua origem entre as bacias do rio Orinoco e Amazônica. Com dois mil quilômetros de extensão, o Rio Negro tem uma biodiversidade única, caraterizando-se por um ecosssitema e beleza incomparáveis.Suas águas escuras abrigam lindos fenômenos da natureza, lendas da cultura popular, como o boto cor-de-rosa, mas guardam principalmente uma riqueza econômica que transforma-se em cenário de subsistência, resiliência e de desenvolvimento do seus ribeirinhos, pescadores e todas as categorias de agricultores familiares que vivem próximos de suas margens e zona de influência.

A sede da FOIRN é em São Gabriel da Cachoeira, a cidade mais indígena do Brasil, e fica a 850 km da capital Manaus

A FOIRN atua no Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, constituído de cadeias produtivas que valorizam a cultura e biodiversidade, principalmente, de forma sustentável. Por meio da rede de agentes indígenas de manejo ambiental (Aimas), é monitorado o clima e o meio ambiente na Bacia do Rio Negro. São promovidos estudos interculturais e é valorizado o conhecimento dos antigos sobre o território. Com planos de gestão territorial e ambiental (PGTAs), é planejado o futuro do território ancestral, hoje terra indígena demarcada de acordo com a Constituição.

A CONAFER, por meio da Secretaria Nacional de Assuntos Indígenas, tem realizado ações na região da FOIRN, nos munícipios ligados pelo Rio Negro, dentro da maior região do país. O objetivo da “Missão CONAFER sem fronteiras” é fomentar atividades e projetos na área da agricultura familiar nesta região com o maior ativo ambiental do mundo, promovendo encontros com lideranças, incentivando o segmento econômico agrofamiliar, além de gerar intercâmbio de comercialização e produção entre os povos.

Diretoria Executiva da FOINR, da esquerda para a direita, Adão Henrique – BARÉ( Diretor Executivo, Representante da Coordenadoria Regional CAINARNIX); Nildo Fontes – TUKANO ( Diretor Vice-presidente, Representante da Coordenadoria Regional D’IAWI); Marivelton Rodrigues Barroso – BARÉ( Diretor Presidentes, Representante da Região de CAIMBRN); Janete Alves – DESSANA (Diretora Executiva, Representante da Coordenadoria Regional – COIDI) e Dário Casimiro – BANIWA (Diretor Executivo, Representante da Coordenadoria Regional NADZOERI)  na ocasião do 36° Aniversário da Federação Representante legítimo de 23 povos indígenas do Rio Negro

Faz dois anos que a Missão da CONAFER chegou em São Gabriel da Cachoeira, onde foi recebida pela diretoria da FOIRN, ocasião em que conheceu os espaços de comercialização de artesanatos, nos quais, por meio de parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), os indígenas comercializam diretamente os artigos. Durante a estada, ocorreu a 15° Assembleia da FOIRN, quando foram apresentados os trabalhos e projetos da CONAFER para os povos indígenas representados pela Federação do Rio Negro. Esta grande conexão entre as duas entidades só tem aumentado, projetando muitos frutos para os agricultores familiares indígenas. A Confederação parabeniza a FOIRN pelo trabalho de valor incalculável que ela realiza pelos povos originários do Rio Negro. 

Compartilhe via: