No último dia 6 de agosto, representantes da diretoria de Ações Integradas para os Povos e da secretaria de Políticas Econômicas e Crédito, estiveram presentes no Território Indígena Água Boa, na cidade de Santa Helena, em Minas Gerais. Na aldeia Anta, foram entregues 6 mil mudas de diversas espécies e culturas, e que serão distribuídas em 13 aldeias do território.

Quem recepcionou a equipe da CONAFER, foi a vice-prefeita de Santa Helena, Margarida Maxacali. Foram entregues mudas de coco, cacau, cupuaçu, banana, abacaxi, mandiba de aipim, açaí, manga, batata-doce, cajá, cana, tangerina, aroeira nativa, genipapo, graviola, pitanga, mudas nativas de Ipê Amarelo, Palmeira, Cedro, Pau-pombo, sementes de corantes e feijão carioca.

Também foi dado início a um Sistema Agroflorestal (SAF), e que será replicado nas 13 aldeias do TI Água Boa. Foi definido ainda um processo de assistência técnica para ser implementado permanentemente com os agricultores maxacali. 

O objetivo, naturalmente, é o de contribuir no  desenvolvimento socioeconômico das comunidades

maxacali. Assim, foi iniciado um curso de agroecologia durante a visita e definidas a realização de um diagnóstico das carências e necessidades do território,  a construção de uma estrutura para a criação de peixes, além de outros projetos e arranjos produtivos.

A equipe da CONAFER esteve na feira local, onde os parentes maxacali comercializam os seus produtos. Ficou definido o apoio logístico com a aquisição de uma barraca para os parentes venderem a sua produção agroecológica.

Compartilhe via: