No último dia 31 de agosto, a CONAFER e a Secretaria de Agricultura de Campina Grande, a segunda cidade mais populosa e de grande relevância no estado da Paraíba, reuniram-se para tratar dos avanços dos programas agrofamiliares +Pecuária Brasil (bovinos) e +Genética no Sertão (ovinos e caprinos). A Confederação foi representada pelo coordenador Nordeste da Diretoria de Políticas Públicas, Roberto Filho, e do assessor Jandel Isaías. Enquanto o executivo da cidade contou com o secretário Renato Gadelha e sua equipe, composta por advogados, veterinários e técnicos da secretaria. O foco do encontro foi o andamento do programa +Pecuária Brasil, que vai beneficiar mais de 100 produtores do município com a distribuição de 600 prenhezes, além do mais recente programa pecuário da CONAFER, o +Genética no Sertão, que objetiva o melhoramento genético de caprinos e ovinos do semiárido nordestino, que disponibilizará ao município 100 prenhezes, beneficiando mais de 50 produtores locais
Presente nas 5 regiões do país e nos 27 estados brasileiros, o +Pecuária Brasil tem feito a diferença na vida de milhares de pequenos produtores, levando mais do que inseminação artificial, protocolos e logística, mas entregando a efetiva prenhez do animal junto com o desenvolvimento socioeconômico dos pecuaristas agrofamiliares e o crescimento da cadeia produtiva em mais de 3,5 mil municípios. O +Pecuária é inédito por tornar a biotecnologia reprodutiva acessível em larga escala, o que o transformou no maior e mais completo programa da bovinocultura nacional. Não existe nada similar na história deste segmento. Portanto, ao levar esta revolução para mais 100 produtores paraibanos, a CONAFER reforça o seu compromisso com os agrofamiliares brasileiros do semiárido.
Secretário de Agricultura de Campina Grande, Renato Gadelha (à direita), acompanha as explicações do coordenador Nordeste da Diretoria de Políticas Públicas, Roberto Filho, sobre os programas da CONAFER
Após a assinatura de um acordo técnico de adesão ao +Pecuária, Campina Grande receberá este ano, mais de seiscentas (600) prenhezes confirmadas, com sêmens de touros provados da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial. De acordo com o secretário Renato Gadelha, além das inseminações no rebanho bovino, ainda para 2023, Campina Grande também receberá mais cem (100) prenhezes confirmadas, para caprinos e ovinos, além do suporte técnico para implantação de uma feira livre, totalmente destinada na comercialização dos produtos orgânicos, produzidos por nossos agricultores.
Segundo Gadelha, Campina Grande dará um salto gigantesco no melhoramento genético do rebanho de nossos distritos. “Este é o grande diferencial do programa de cooperação técnica, que estamos assinando entre a PMCG via SEAGRI e a CONAFER, pois a prenhez é algo efetivo, que materializa todas as ações do projeto, desde a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, a fase hormonal, o processo de inseminação e a gestação do animal. Toda a cooperação técnica, terá o apoio e participação direta dos técnicos e médicos veterinários da SEAGRI, por meio do Programa Municipal de Inseminação artificial (PROINSA) com execução da equipe técnica da CONAFER, viabilizando todo o suporte para execução das prenhezes.
Assinatura de um acordo técnico de adesão ao +Pecuária, entregará à Campina Grande mais de seiscentas (600) prenhezes confirmadas, com sêmens de touros provados da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial
Durante o encontro, ainda foram apresentadas todas as ações e programas desenvolvidos pela CONAFER, como o “Mais Vida Brasil”, que entrega a praticidade da Telemedicina e dos serviços odontológicos de urgência, a assistência com medicamentos e uma proteção completa com Seguro de Vida. Tudo para os seus associados. Outro trabalho apresentado foi o Convênios CONAFER, que já ultrapassou 200 empresas em todo o país, e é voltado aos associados na ativa e também aos aposentados do INSS, bastando ser filiado à Confederação para ter descontos em farmácias, restaurantes, clínicas, faculdades, profissionais liberais e centenas de empresas que oferecem descontos especiais aos nossos filiados.
CONAFER na capital paraibana
Também foi destacado o papel do Escritório de Representação da Confederação em João Pessoa, comandado pelo diretor de Políticas Públicas da CONAFER, Jerônimo Júnior, e que oferece acomodações para agricultores, produtores, pescadores, quilombolas e indígenas, proporcionando hospedagem e uma gama de serviços, incluindo a emissão de Certificado de Aptidão ao Pronaf (CAF), os serviços do Mais Previdência e outros benefícios.
O diretor de Políticas Públicas da CONAFER, Jerônimo Júnior (de branco) junto de sua equipe do Escritório de Representação da Confederação em João Pessoa
Durante a reunião, ainda foram discutidos novos programas e iniciativas que a CONAFER pretende lançar em breve, fortalecendo ainda mais sua missão de promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. As ações em parceria com a Secretaria de Agricultura de Campina Grande é mais um passo significativo no caminho de melhorar ainda mais a vida dos agricultores familiares paraibanos.
Veja vídeos do encontro: