da Redação
 
Uma das medidas mais eficazes para o controle de uma pandemia como a que estamos vivendo é a testagem da população. Por meio dela podemos identificar se alguém já teve ou não contato com o vírus. Foi este o procedimento que a CONAFER realizou nesta semana ao fazer 25 testagens sanguíneas no escritório de Brasília.

O tipo utilizado foi o MedTeste, um imunoensaio qualitativo para a detecção de anticorpos do novo coronavírus em sangue total, soro ou plasma. O teste consiste em dois componentes, o IgG e o IgM, que são as defesas do organismo a um agente externo, como o vírus que provoca a Covid-19.
O procedimento dentro da empresa obedeceu as normas da Anvisa, com as coletas de sangue feitas uma a uma, em sala separada. Depois de uma picada no dedo, uma amostra do sangue era colocada em um pequeno dispositivo de teste, e após 10 min, cada pessoa testada era comunicada sobre o resultado.

Um importante benefício da testagem é evitar tratamentos desnecessários em hospitais com risco de contaminação. Na CONAFER, todos que fizeram o teste ficaram naturalmente na expectativa e com certa ansiedade para saber o resultado, o que é normal, afinal estamos em um momento crítico pelo crescimento exponencial de casos da Covid-19.
Depois de um dia inteiro de exames, todos testaram negativo para o coronavírus. Agora é continuar com os cuidados de higienização na empresa, na casa de cada um, manter-se isolado sempre que possível, usar a máscara e muito álcool gel. A consciência de que vivemos um surto e os cuidados individuais são fundamentais. A CONAFER vai ampliar os testes para outras equipes e estará fazendo novas testagens mensalmente enquanto durar a pandemia.
 

Compartilhe via: