SOMOS TODOS GUARDIÕES.

17 de julho

Em um momento do avanço das queimadas, desmatamento e destruição de ecossistemas por todo o planeta, é importante que todos sejam protetores das florestas, cuidadores deste imenso lar onde a vida é cultivada em toda a sua plenitude. Sem esta proteção pela conscientização de todos e aplicação da lei contra os crimes ambientais, os lares de bilhões de espécies animais e vegetais e de bilhões de outras formas de vida, um ambiente tão rico e importante para a nossa sobrevivência, corre o risco de degradação em escala global, o que causará um colapso das condições climáticas.

A CONAFER trabalha pelo cumprimento do ODS 13 da Agenda 2030 da ONU. Dos 17 ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 13 trata da Ação Contra a Mudança Global do Clima: 
“A subsistência da vida humana depende da terra, assim como dos oceanos. Florestas ocupam 30% do planeta, gerando ambientes vitais para milhões de espécies e importante fonte de água e ar limpos. Esses ambientes também são cruciais para combater a mudança global do clima. Hoje vemos uma degradação do solo sem precedentes e uma perda de terras cultiváveis de 30 a 35 vezes maior do que a média histórica. Secas e desertificação também aumentam a cada ano, junto com a perda de 12 milhões de hectares, que afetam diretamente comunidades mais pobres de todo o planeta. Das mais de 8,3 mil espécies de animais conhecidas, 8% estão extintas e 22% em risco de extinção. Os ODS buscam conservar e restaurar o uso do ecossistema terrestre, como das florestas, pântanos, zonas secas e montanhas até 2020. Deter o desmatamento também é vital para mitigar o impacto da mudança do clima. Ações urgentes precisam ser tomadas para reduzir a perda de ambientes naturais e biodiversidade, que são parte do nosso patrimônio comum.”
Vamos todos proteger as florestas com ações diárias de apoio aos organismos que lutam pela sua preservação e pelo desenvolvimento sustentável de quem vive nelas.

Compartilhe via: