POR PREFEITURA DE PATOS

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou, nesta quarta-feira, dia 17 de agosto, o primeiro diagnóstico de gestação (DG) das fêmeas que foram inseminadas no dia 17 de junho, na zona rural, dentro do Programa Mais Pecuária Brasil que objetiva o melhoramento genético do rebanho de bovinos no município.

Na ocasião, foram selecionadas fêmeas que não estavam prenhas para entrar no protocolo de indução do cio. Nesta quarta, o resultado conferido pela veterinária, Jéssika Assis, foi de 80% de prenhez, sendo que mais um lote de animais está sendo protocolado e que será inseminado.

“É um resultado muito satisfatório, os produtores estão muito satisfeitos. Foram atendidos cinco produtores nessa primeira remessa e serão atendidos mais quatro nesse novo ciclo que está sendo feito hoje”, comemorou.

A veterinária ainda ressaltou que o Programa Mais Pecuária Brasil está mudando a realidade de genética do rebanho.

Já o secretário de agricultura do município, Ferré Maxixe, que também acompanhou o trabalho, comemorou o sucesso do procedimento iniciado em Patos.

“Foi um resultado muito bom, muito positivo, nossa equipe e os pecuaristas estão comemorando. E a gente vê que é mais um êxito que estamos alcançando na secretaria de agricultura junto com os nossos pecuaristas”.

O secretário lembrou que o próximo protocolo acontecerá em outubro, sendo que os criadores desses animais devem procurar a secretaria de agricultura até a primeira semana de setembro para serem incluídos nessa próxima etapa.

“Vamos aproveitar essa oportunidade de melhorar geneticamente o nosso rebanho e trazer essa melhoria para todos”, finalizou.

A secretaria de agricultura fica localizada no Centro Administrativo Aderbal Martins, na Rua Horácio Nóbrega, no bairro Belo Horizonte, próximo ao Estádio José Cavalcanti.

Compartilhe via: