Nesta quarta-feira, 17 de outubro, representantes da CONAFER estiveram novamente em reunião com Cletho Muniz de Brito, Diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do INCRA para discutir assuntos referentes a territórios quilombolas. Estavam presente Carlos Lopes, presidente da Confederação, Dr. Alexandre, representante jurídico nacional e o mais novo secretario da casa Paulo Sérgio Barbosa, conhecido como Akin, que vem para liderar o desenvolvimento de políticas públicas e avanços territoriais para os quilombolas no Brasil.

Essa reunião foi um desdobramento de um primeiro encontro com Cletho, e também o Senador Valdir Raupp e a deputada Maria Raupp, que conversaram sobre estratégias de fortalecimento mútuo entre a CONAFER e o INCRA, tendo como foco os territórios quilombolas em nosso país, que até hoje NENHUM foi de fato regulamentado e entregue o título aos moradores.
O papo foi bem proveitoso, deu para que o novo secretario ficasse a par das possibilidades que o INCRA pode oferecer nesse momento e nessa conjuntura e a partir disso realizar um plano de trabalho conjunto e coletivo para finalmente levar aos quilombolas os territórios que lhe são de direito. A ideia é iniciar um trabalho de curto, médio e longo prazo em oito estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco e Piauí. No fim da reunião Cletho até recebeu um presente da CONAFER, uma pedra do Quilombo dos Palmares.
Hoje em dia existem 1.675 processos de regularização de territórios quilombolas e nenhum 100% regularizado. A Secretaria de Desenvolvimento e Políticas Quilombolas da CONAFER vem para mudar essa realidade. O próximo encontro com os representantes do INCRA ficou para dia 25 de outubro na Aldeia-Mãe dos Pataxó em Barra Velha, no sul da Bahia.

Compartilhe via: