A Coordenação de Esportes e Ações Coletivas de Lazer, da Diretoria de Projetos e Ações Integradas para Povos da CONAFER, traz mais uma excelente notícia da Escolinha que está revelando inúmeros atletas para o esporte brasileiro. A última conquista aconteceu no extremo sul da Bahia, no último dia 14 janeiro, resultado de uma parceria com o Sport Clube Camaçariense, da cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador, quando foram selecionados atletas na Aldeia Boca da Mata, no município de Porto Seguro. Dos 100 jogadores avaliados, todos de comunidades indígenas e povoados locais, 17 receberam o sinal positivo para integrar o elenco de atletas camaçarienses para realização de testes. Foram escolhidos um jogador da Aldeia Porto do Boi, seis da Aldeia Barra Velha, um da Aldeia Pará, quatro da Aldeia Boca da Mata, um da Aldeia Coroa Vermelha e mais dois da Aldeia Bugigão. A Escolinha Conafer atende 450 jovens indígenas na TI Barra Velha e na Aldeia Coroa Vermelha. Com este projeto social, a CONAFER está mudando a vida de muitos meninos que sonham com um futuro no esporte. Mais do que uma oportunidade de ser um atleta profissional, o convívio com outros jovens contribui muito para a educação dos indígenas e sua integração com o mundo multidiverso

Participaram da seleção de atletas, além de jogadores das aldeias Barra Velha, Coroa Vermelha, Bugigão e Meio da Mata, as aldeias Cassiana, Trevo do Parque, Pé do Monte, Curumbalzinho, Pará, povoado do Curumbau, de São Geraldo, de Monte pascoal e Assentamento Frutos da Terra. 

Mais uma vitória do projeto ocorreu no início do ano, no dia 2 de janeiro, quando a Escolinha CONAFER esteve na cidade de Amparo-SP, levando nove atletas, de 14 a 18 anos, quando cinco foram aprovados e já estão morando no Amparo Athlético Club, na capital paulista, uma conquista para o futebol Pataxó.      

O projeto Escolinha CONAFER

No Sul da Bahia, nos territórios Barra Velha, em Porto Seguro, e Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, é desenvolvido o projeto social da Diretoria de Projetos e Ações Integradas para Povos da CONAFER, iniciativa que atende 450 crianças e adolescentes pela Escolinha de Futebol da Aldeia Boca da Mata. Na aldeia Barra Velha, o projeto social recebe o nome de Kahabe, já em Coroa Vermelha, ele foi batizado de Real Madri. Todos lotados na Coordenação de Esporte e Ações Coletivas de Lazer da Confederação, que conta com a parceria da Secretaria de Esportes de Porto Seguro. 

A equipe de profissionais responsáveis pelo projeto Escolinha CONAFER

O projeto social promove ações de intercâmbio com clubes profissionais, levando os atletas para participar de avaliações em suas escolinhas. Alguns jovens já foram realizar testes no Flamengo, Vasco da Gama, Vitória e outros grandes clubes brasileiros. Todos recebem orientação e são treinados por educadores físicos, o que é muito importante também para a saúde de todos eles. O que faltava para estes jovens era uma oportunidade que agora está sendo oferecida pelo projeto inédito da CONAFER na Aldeia Boca da Mata

Assim, o objetivo não é só de formar atletas, mas cidadãos do futuro, pois os educadores físicos trabalham em conjunto com as escolas, o que exige destas crianças e adolescentes um compromisso com o rendimento escolar. Uma regra é dos alunos que não estiverem bem com suas notas, serem impedidos de fazer parte do projeto até que o seu desempenho melhore. 

Os educadores físicos trabalham ainda com a conscientização no combate às drogas e na responsabilidade social de cada jovem. Estas ações de peneiras e intercâmbios com clubes profissionais camaçarienses, já revelou um indígena para o futebol baiano. Trata-se de Awenehe, que inclusive já treina com o elenco profissional do tradicional Vitória da Bahia. Outros indígenas foram selecionados para viajar a São Paulo e Bahia para a realização de testes. A Coordenação de Esporte e Ações Coletivas de Lazer promoveu duas peneiras nos meses de novembro e dezembro de 2022, em parceria com a equipe paulista Amparense Futebol Clube e a equipe baiana do Sport Clube Camaçariense.

Para a Confederação, projetos que envolvem o esporte, saúde e educação, além de unir as comunidades indígenas em torno dos seus jovens, são também excelentes oportunidades de valorizar as tradições e a cultura nas ideias, pois o futebol é muito praticado entre os indígenas. Por ser o esporte mais popular, praticado por crianças, jovens e adultos, o futebol ao mesmo tempo em que desenvolve valores importantes, como o cuidado com a saúde, o respeito pelos companheiros de jogo e o espírito de equipe, transforma-se em perspectiva para muitos jovens brasileiros que encontram neste esporte uma oportunidade de conquistar um futuro. Com os nossos indígenas não é diferente. E a CONAFER está empenhada em realizar estes sonhos.

Compartilhe via: