da Redação

Defensor das causas da agricultura familiar, senador de Roraima pelo DEM, reconheceu no Espaço um grande diferencial na garantia de acesso às políticas de fomento, como PRONAF, PNAE e PAA

Após um café da manhã no primeiro Espaço CONAFER, em Boa Vista, o senador de Roraima, Chico Rodrigues, conheceu o conceito do Espaço, as suas atribuições e os resultado obtidos até agora com os agricultores familiares representados pela CONAFER em todo o Estado.

Foi uma grande oportunidade de mostrar durante o encontro que a CONAFER estava certa em apostar neste projeto inovador, e os frutos já começam a ser colhidos.

LEIA TAMBÉM:

Secretaria ODS da CONAFER desenvolve parcerias em projetos de sustentabilidade

O coordenador do Espaço, Cleyton Calisto, falou sobre a composição multidisciplinar de sua equipe, das articulações com os órgãos públicos e as secretarias dos governos estadual e municipal, assim como das diferentes entidades e organizações que desenvolvem atividades em parceria com o Espaço CONAFER.

Da esquerda pra direita: senador Chico Rodrigues, o coordenador do Espaço CONAFER, Cleyton Calisto,
e integrantes da equipe, Eduardo Henrique, advogado e Evandro Pereira, representante comercial. Foto: CONAFER

Uma das fragilidades do segmento, a falta de assistência técnica para a agricultura familiar, foi levantada durante a apresentação dos gargalos do setor, pois mesmo com a existência de políticas públicas há uma grande dificuldade de acesso a elas.

Nesse sentido o senador reconheceu no Espaço CONAFER Roraima um grande diferencial na garantia de acesso a políticas fundamentais para fomentar a agricultura familiar: PRONAF, PNAE, PAA, entre outros sistemas de crédito e financiamento.

Chico Rodrigues também falou da importância de atendimento e assistência técnica para a agricultura periurbana em Boa Vista, capital do estado. A equipe do Espaço reconheceu e comentou sobre o mapeamento em elaboração para melhor visualizarmos estas pessoas, as suas demandas e das comunidades.

Ao final do encontro, o senador elogiou as ações da CONAFER por meio deste Espaço inédito, e reconheceu a necessidade de expandir e aumentar igual infraestrutura de apoio aos produtores rurais para atender as demandas de todo o Estado de Roraima.

Compartilhe via: