Alexsandro José da Silva é filho de agricultores familiares do assentamento Terra Livre em São José do Belmonte, no sertão de Pernambuco, a 500 km da capital Recife. Foi neste cenário de reforma agrária, produção no campo e luta sindical, que Alexsandro cresceu e se desenvolveu como agricultor familiar. Hoje, o Alex, como é conhecido, tem 39 anos, é casado e pai de 5 filhos. Este trabalho sindical foi decisivo para fundar o SAFER de São José do Belmonte, em 16 de outubro de 2021. Uma das ações mais importantes do sindicato presidido por Alex, tem sido a busca e a implementação do selo da agricultura familiar, o SENAF, para todos os seus associados 

O SAFER comandado por Alexsandro da Silva, tem 116 sócios de associações rurais, pequenos produtores de porcos e ovelhas, apicultores, quilombolas e filhos de assentados que estão fazendo a diferença em suas comunidades. Alexsandro da Silva, presidente do SAFER de São José do Belmonte, busca levar agora o maior programa de melhoramento genético da agricultura familiar brasileira, o +Pecuária Brasil, aos pequenos pecuaristas de sua região.

No centro da foto, o presidente do SAFER de São José do Belmonte, com um cavador na mão

Nas palavras de Alex, “para o futuro queremos desenvolver o +Pecuária Brasil, pretendemos propor um plano mínimo para agricultura aqui do município, com o apoio da CONAFER em todos os aspectos sobretudo nas ações em favor da agricultura familiar”. 

Alex não para, e afirma: “com o SENAR, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, estamos realizando cursos, já tivemos os cursos de Artesanato em Couros e Pele de Animais, curso de Associativismo, curso de Culinária e Comidas Regionais, curso de Eletricista, curso de Informática Básica e vamos iniciar o curso de Negócio Certo Rural NCR”. 

Alex e sua equipe do SAFER de São José do Belmonte, recentemente criaram a Campanha de Solidariedade para os atingidos pelas chuvas na Bahia e Recife, arrecadando centenas de cestas básicas, cobertores e material de higiene para baianos e pernambucanos. Porque assim é a CONAFER: sempre junto com seus filiados, acompanhando suas famílias, levando projetos inovadores e realizando sonhos. 

Compartilhe via: