A Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar (FPAF) existe desde 2002 e tem papel de suma importância na defesa dos direitos do Agricultor Familiar brasileiro. Ela luta por mais direitos, fomentos, créditos e políticas públicas para o setor ao mesmo tempo que combate ataques e retrocessos.

Atualmente com 168 deputados e 9 senadores em seu corpo e presidida pelo deputado Heitor Schush, a FPAF foi reinstalada no último dia 21 de fevereiro com foco na proteção da aposentadoria rural e nas garantias econômicas do trabalhador do campo.
Graças a uma articulação da CONAFER junto ao Deputado Schush, nosso presidente Carlos Lopes foi convidado a fazer a abertura da FPAF. Apesar de ser uma audiência e não uma reunião de encaminhamentos, o presidente se mostrou proativo e em sua fala já trouxe diversas pautas para discussão dentro da FPAF. Primeiramente fez uma breve análise do cenário da agricultura familiar no Brasil, reafirmando o compromisso da CONAFER com o setor.


Dentre as pautas que foram sugeridas temos: Mudança do nome da frente para englobar também os empreendedores familiares rurais, como produtores de leite; Discutir estratégias para levar novidades e ganhos para o setor; Estratégias para melhor utilização do Plano Safra; Regularizar as entidades que emitem DAP, para que sejam monitoradas mais intensamente; Investimento em energia renovável para o campo, dentre diversas outras.
No decorrer da audiência a FPAF se mostrou comprometida com as pautas e lutas da agricultura familiar e do trabalhador rural ““Seja na assistência técnica, extensão rural, crédito fundiário, crédito rural, programa de aquisição de alimentos, entre tantas outras coisas em que a agricultura familiar está inserida, a nossa frente vai dar muito mais retorno às nossas bases”, declara Schuch.
Uma nova agenda será marcada entre a CONAFER e o deputado para discussão de métodos e estratégias de fortalecimento do setor.

Compartilhe via: