Na tarde desta quarta-feira (21), tivemos a 20ª live transmitida pela TV CONAFER para celebrar novos acordos de cooperação técnica firmados entre municípios do semiárido e a Confederação. Em poucos meses, o +Genética no Sertão já chegou em todos os estados nordestinos, ávidos para avançar na transformação da caprinocultura e ovinocultura agrofamiliares. Com o +Genética, a CONAFER e seus parceiros Terra Bank, Ala Genetics e Alta Brasil, garantem o acesso à biotecnologia da inseminação artificial aos pequenos produtores sertanejos. É mais uma revolução genética acontecendo na pecuária brasileira

No lançamento do +Genética no Sertão no 19 de outubro de 2023, em discurso histórico, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes foi enfático ao afirmar que “a CONAFER traz mais um produto do seu portfólio que tem como valores um tripé: credibilidade, verdade e resultados. A CONAFER vem vivendo esse tripé latentemente, com resultados e execução. Não tinha como só agir na pecuária bovina, tinha que ir na pecuária também dos ovinos e dos caprinos, porque eles têm bastante potencial, são bastante importantes e tem números bastante significativos na economia rural. Fazer o +Genética no Sertão é reconhecer que esse país tem uma dívida com o sertanejo, porque o sertanejo fez São Paulo, o sertanejo fez Minas, o sertanejo fez o Rio, o sertanejo fez o Rio Grande do Sul. Somos todos sertanejos”.

O presidente da CONAFER, Carlos Lopes, em entrevista no dia do lançamento do +Genética no Sertão

O resultado do empenho da Confederação em resgatar esta dívida com o sertanejo, tão bem lembrada por Carlos Lopes, está nos números de acordos de cooperação técnica firmados em tão pouco tempo. Além de 380 municípios dos 9 estados nordestinos, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe e mais 9 cidades da região semiárida de Minas Gerais, vão receber o programa de bio técnica com foco na reprodução de caprinos e ovinos.

Jefferson Marlon, assessor das diretorias do +Pecuária e +Genética, já apresentou 20 lives para celebrar os lançamentos online do programa por todo o semiárido

O +Genética é uma extensão do renomado +Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira, que tem desempenhado um papel fundamental na melhoria das condições de vida e nas propriedades dos pecuaristas em 3,5 mil cidades de todo o país. Nas 20 lives de lançamento até agora transmitidos pela TV CONAFER, em seu canal no You Tube, é nítida a satisfação de prefeitos, veterinários, secretários e o corpo técnico das cidades. A ovinocultura e a caprinocultura agrofamiliares são a principal fonte de proteína animal do sertão. 

O lançamento do +Genética no Sertão aconteceu no dia 21 de outubro, na sede da CONAFER, em Brasília

A importância do programa +Genética no Sertão se revela como enfrentamento ao desafio das condições climáticas adversas, escassez de recursos hídricos e falta de acesso a tecnologias avançadas. A pecuária agrofamiliar é uma das principais atividades econômicas do semiárido, desempenhando papel vital na sustentabilidade da região. Com o +Genética do Sertão a cadeia produtiva da pecuária de ovinos e caprinos recebe um impulso significativo e transformador para todo o segmento.

A secretária de Agricultura do município de Pedro Alexandre-BA, Luanda Carvalho, durante a live de lançamento desta quarta-feira, 21 de outubro

Logística e protocolos de inseminação

As doses, insumos e logística do veterinário até o município são de responsabilidade da CONAFER. O programa trabalha com o mais completo catálogo de reprodutores, a qualidade dos insumos utilizados provêm de empresas parceiras da Confederação, renomadas no mercado genético com selo de qualidade em seus produtos e reprodutores de raças com alto pedigree. Cabe às secretarias municipais de Agricultura, indicar um responsável técnico para elaborar o Cronograma de Execução, cadastrar os produtores mais aptos a receberem o projeto em seu rebanho e acompanhar a equipe técnica da CONAFER nos trabalhos em dias de campo. E estará tudo pronto para mais uma revolução genética no campo.

Os objetivos do +Genética no Sertão:

  1. Aumentar a produtividade animal: melhoramento genético de caprinos e ovinos para garantir animais mais saudáveis, resistentes e produtivos.
  1. Elevar a qualidade dos produtos: produção de  carne e leite de maior qualidade, atendendo às demandas crescentes dos mercados locais e nacionais.
  1. Reduzir a vulnerabilidade à seca: animais mais adaptados às condições climáticas da região, tornando a pecuária mais resiliente.

O programa tem potencial de transformar a vida de milhares de pecuaristas nordestinos. A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no rendimento da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. O melhoramento genético diminui o custo enquanto aumenta a produção de carne e leite. É uma verdadeira revolução genética que terá um impacto profundo na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico das comunidades rurais do semiárido brasileiro.

O +Genética no Sertão trabalha com as melhores raças

SAANEN 

Maior produtora de leite do mundo.

BOER

Excelentes para a produção de carne.

ANGLO NUBIANA

São muito resilientes e saudáveis.

SANTA INÊS

Sua produtividade é acima da média.

DORPER

São férteis e precoces.

A revolução do semiárido brasileiro

A reprodução é o fator que mais afeta a produtividade e lucratividade do rebanho. Com alto desempenho reprodutivo, o pecuarista produz mais, vende mais e gera mais lucro. Neste programa será utilizado biotecnologia de ponta, o Protocolo de IATF. Além das vantagens da técnica de IA, que são várias (dentre as principais pode-se citar a agilidade do progresso genético e maior controle sanitário dos rebanhos), a IATF agrega a possibilidade de programação da produção e eliminação da sazonalidade dos rebanhos.

Compartilhe via: