Na manhã desta terça-feira (09), os primeiros 11 municípios nordestinos oficializaram a sua participação no +Genética no Sertão, um passo significativo na transformação da caprinocultura e ovinocultura do sertão brasileiro. Com o programa, a CONAFER e seus parceiros Terra Bank, Ala Genetics e Alta Brasil garantem o acesso à biotecnologia da inseminação artificial aos pequenos produtores do Nordeste, uma iniciativa essencial para o fortalecimento da pecuária familiar do semiárido. Na live desta manhã (10h), representantes dos municípios de Água Branca-AL, Canapi-AL, Canguaretama-RN, Ouro Branco-AL, Pariconha AL, São José da Tapera-AL, Olho D’água do Casado-AL, Bom Jesus-RN, Delmiro Gouveia-AL, Jardim de Angicos-RN e Mata Grande-AL, externaram a satisfação com a chegada do +Genética. Ainda na tarde de hoje, um novo lançamento vai oficializar mais 10 cidades aptas a levar os benefícios do melhoramento genético aos seus produtores rurais

O +Genética no Sertão é uma extensão do renomado +Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira, que tem desempenhado um papel fundamental na melhoria das condições de vida e nas propriedades dos pecuaristas em 3,5 mil cidades de todo o país. Agora, o programa de bio reprodutividade se expande para abranger uma nova área de atuação, com foco na reprodutividade de caprinos e ovinos.

Na live de hoje, o diretor técnico do +Genética no Sertão, Carlos Vinícius, falou da satisfação pelo início de mais um programa inovador criado pela CONAFER

Em sua participação na live de lançamento, o diretor técnico do +Genética no Sertão, Carlos Vinícius, agradeceu a todos os representantes em nome da CONAFER, ao presidente Carlos Lopes e ao vice-presidente, Tiago Lopes, a diretoria executiva da entidade, Luana Bezerra e Amanda Soares, além de toda a equipe técnica do +Genética. Carlos Vinícius enfatizou que “a Confederação tem o intuito de atender os agricultores agrofamiliares do Brasil com inovação. Esse projeto vem com a experiência toda que a nossa equipe adquiriu, tanto a própria equipe técnica, quanto a equipe executiva, do aprimoramento e também da parceria com vocês, agradecemos aos prefeitos, as secretarias, as equipes técnicas da secretarias, porque sem a equipe técnica não adianta inovação nem tecnologia, então a gente agradece essa parceria, mais uma parceria que vem fortalecer esse elo com prefeituras e também com nossos produtores.”

Jefferson Marlon, assessor das diretorias do +Pecuária e +Genética, apresentou a live que celebrou o primeiro lançamento online do programa com 11 cidades

Carlos Vinícius lembrou que a CONAFER “tem inúmeros projetos, temos o +Genética no Sertão, o +Pecuária Brasil, tem o Mais Pescado, o ERA, então a nossa Confederação tem um objetivo de levar o que tem de melhor para os nossos produtores, através de tecnologia. Na nossa diretoria técnica, esse projeto, é um desafio muito grande, vocês sabem, foi sempre uma solicitação de todos através do +Pecuária. Quando que vai vir a ovino e caprinocultura? E hoje chegou, a ovino e caprinocultura para agricultura familiar, a principal fonte de proteína animal, principal fonte econômica, também da nossa região do sertão. Temos o intuito de levar, além de produtos, de insumos, de última geração, também técnicas e também renomados profissionais. A nossa Confederação, ela tem essa característica de quebrar paradigmas, onde todo mundo fala que não é possível. E aí esse projeto do +Genética no Sertão é mais um desafio para todos nós. Sabemos que essa fase de biotecnologia é um desafio muito grande. Com certeza o sucesso que o +Pecuária tem hoje no Brasil a gente sabe que foi uma revolução, foi uma revolução genética, que está se empenhando na bovinocultura. Vamos também transferir toda essa experiência para a equipe técnica para ovino e caprino. Então, queria agradecer a todos vocês por fazerem parte de um projeto idealizado pela Confederação, que fortalece nossas parcerias.”

A importância do programa +Genética no Sertão?

A região do semiárido brasileiro enfrenta desafios únicos devido às condições climáticas adversas, escassez de recursos hídricos e falta de acesso a tecnologias avançadas. No entanto, a pecuária agrofamiliar é uma das principais atividades econômicas na região, desempenhando um papel vital na sustentabilidade de muitas comunidades. O +Genética do Sertão surge como uma solução inovadora e transformadora para enfrentar esses desafios.

Este programa tem por objetivo:

  • Aumentar a produtividade animal: melhoramento genético de caprinos e ovinos para garantir animais mais saudáveis, resistentes e produtivos.
  • Elevar a qualidade dos produtos: produção de carne e leite de maior qualidade, atendendo às demandas crescentes dos mercados locais e nacionais.
  • Reduzir a vulnerabilidade à seca: animais mais adaptados às condições climáticas da região, tornando a pecuária mais resiliente.

O programa tem potencial de transformar a vida de milhares de pecuaristas nordestinos. A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no rendimento da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. O melhoramento genético diminui o custo enquanto aumenta a produção de carne e leite. É uma verdadeira revolução genética que terá um impacto profundo na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico das comunidades rurais do semiárido brasileiro.

O +Genética no Sertão é uma extensão do renomado +Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira, que tem desempenhado um papel fundamental na melhoria das condições de vida e nas propriedades dos pecuaristas em 3,5 mil cidades de todo o país. Agora, o programa se expande para abranger uma nova área de atuação, com foco na reprodutividade de caprinos e ovinos.

AS MELHORES RAÇAS

SAANEN 

Maior produtora de leite do mundo.

BOER

Excelentes para a produção de carne.

ANGLO NUBIANA

São muito resilientes e saudáveis.

SANTA INÊS

Sua produtividade é acima da média.

DORPER

São férteis e precoces.

A revolução do semiárido brasileiro

A reprodução é o fator que mais afeta a produtividade e lucratividade do rebanho. Com alto desempenho reprodutivo, o pecuarista produz mais, vende mais e gera mais lucro. Neste programa será utilizado biotecnologia de ponta, o Protocolo de IATF. Além das vantagens da técnica de IA, que são várias (dentre as principais pode-se citar a agilidade do progresso genético e maior controle sanitário dos rebanhos), a IATF agrega a possibilidade de programação da produção e eliminação da sazonalidade dos rebanhos.

As doses, insumos e logística do veterinário até o município são de responsabilidade da CONAFER. O programa trabalha com o mais completo catálogo de reprodutores, a qualidade dos insumos utilizados provêm de empresas parceiras da Confederação, renomadas no mercado genético com selo de qualidade em seus produtos e reprodutores de raças com alto pedigree. Cabe às secretarias municipais de Agricultura, indicar um responsável técnico para elaborar o Cronograma de Execução, cadastrar os produtores mais aptos a receberem o projeto em seu rebanho e acompanhar a equipe técnica da CONAFER nos trabalhos em dias de campo. E estará tudo pronto para mais uma revolução genética no campo.

Veja o vídeo de lançamento do +Genética no Sertão:

Compartilhe via: