Em lançamento ao vivo pela TV CONAFER, nesta manhã de quarta-feira (27), as cidades de Apodi-RN, Água Doce-ES, Isaías Coelho-PI, Sobral-CE e mais o estado de Sergipe, aderiram oficialmente ao +Genética no Sertão. O programa vem recebendo novos municípios a cada semana, com 34 lives já transmitidas, ultrapassando o número de 500 municípios com acordos de cooperação  assinados. Sergipe tem 75 cidades e um rebanho de 150 mil ovinos e 70 mil caprinos, com maior quantidade de animais no alto sertão sergipano. Ao fazer parte do +Genética, os pequenos produtores sergipanos têm a oportunidade de aumentar a produção e a renda de suas famílias pela garantia da reprodução de rebanhos com genética superior 

A Emdagro, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, tem foco na agricultura, pecuária, agroecologia e saúde animal e vegetal. O seu presidente, Gilson dos Anjos, falou durante a live de lançamento na TV CONAFER sobre a satisfação de receber o +Genética em seu estado: “estamos aqui representando o Secretário de Estado da Agricultura. Queremos agradecer a CONAFER por esta parceria, que tem sido muito importante para o estado de Sergipe. Outrora, já temos trabalho com a inseminação de bovinos, que tem sido sucesso total, o melhoramento genético e agora, com essa nova parceria para a inseminação em ovinos e caprinos”. 

À direita de camisa listrada, Gilson do Anjos, presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), anunciou a participação de Sergipe no +Genética no Sertão

O presidente da Emdagro,Gilson dos Anjos, completou: “tenho certeza absoluta que o estado de Sergipe e o Brasil ganham muito com essas ações, porque melhorar a qualidade do rebanho de bovinos e caprinos significa uma renda a mais no bolso do pequeno produtor rural, do agricultor familiar que vai ter o animal com ganho de carne, mais substancial, ganho no leite também das cabras, enfim, Sergipe está de braços abertos nessa grande parceria com a CONAFER”.

A importância do programa +Genética no Sertão 

O +Genética foi criado para enfrentar o desafio das condições climáticas adversas, escassez de recursos hídricos e falta de acesso a tecnologias avançadas pelo sertanejo. A pecuária agrofamiliar é uma das principais atividades econômicas do semiárido, desempenhando papel vital na sustentabilidade da região. Com o +Genética do Sertão a cadeia produtiva da pecuária de ovinos e caprinos recebe um impulso significativo e transformador para todo o segmento.

Logística e protocolos de inseminação sem custos

As doses, insumos e logística do veterinário até o município são de responsabilidade da CONAFER. O programa trabalha com o mais completo catálogo de reprodutores, a qualidade dos insumos utilizados provêm de empresas parceiras da Confederação, renomadas no mercado genético com selo de qualidade em seus produtos e reprodutores de raças com alto pedigree. Cabe às secretarias municipais de Agricultura, indicar um responsável técnico para elaborar o Cronograma de Execução, cadastrar os produtores mais aptos a receberem o projeto em seu rebanho e acompanhar a equipe técnica da CONAFER nos trabalhos em dias de campo. E estará tudo pronto para mais uma revolução genética no campo.

Os objetivos do +Genética no Sertão

  1. Aumentar a produtividade animal: melhoramento genético de caprinos e ovinos para garantir animais mais saudáveis, resistentes e produtivos.
  2. Elevar a qualidade dos produtos: produção de  carne e leite de maior qualidade, atendendo às demandas crescentes dos mercados locais e nacionais.
  3. Reduzir a vulnerabilidade à seca: animais mais adaptados às condições climáticas da região, tornando a pecuária mais resiliente.

O programa tem potencial de transformar a vida de milhares de pecuaristas nordestinos. A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no rendimento da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. O melhoramento genético diminui o custo enquanto aumenta a produção de carne e leite. É uma verdadeira revolução genética que terá um impacto profundo na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico das comunidades rurais do semiárido brasileiro.

Compartilhe via: