Nas últimas semanas a equipe da Coordenação de Gestão Ambiental – CGA, vem participando de uma série de treinamentos e oficinas de capacitação oferecidos pelo Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo, e pelo Centro de Operações Aéreas – COAer do IBAMA. Foram capacitados servidores do IBAMA, FUNAI e CONAFER, supervisores, chefes de brigadas, agentes de queima prescritas, brigadistas, pilotos, tripulantes operacionais e mecânicos de diversos estados da federação

Oficina de Combate Ampliado

Esta capacitação, realizada na sede do IBAMA. em Brasília, tem o objetico de alinhar as tomadas de decisões que envolvem as equipes de coordenação e de campo, além de definir funções estratégicas nas grandes operações de combate ampliado nível 03. Utilizando o Sistema de Comando de Incidentes – SCI, como ferramenta organizacional a oficina permeia os possíveis cenários que envolvam a demanda de grandes operações. Buscando integrar as figuras que possivelmente vão estar compondo as equipes, são realizadas explanações sobre protocolos, formulários, procedimentos, funções e processo de desmobilização de cada missão.

Ao final, cada integrante da oficina se prontifica, no caso do acionamento, a exercer uma função específica nas grandes operações. Os participantes da CONAFER nesta oficina estão com as funções de Coordenação de Operações, Marcelo Trindade Santana, e de Coordenador de Logística, Erivaldo Pereira da Silva.

Obs: 3 dias de oficinas teóricas.

Treinamento de Carga Externa e Combate a Incêndios Florestais com Helicóptero

Este equipamento tem sido utilizado de maneira constante nas operações de prevenção e combate sempre é feito um treinamento, que desta vez ocorreu nas dependências do COAer no IBAMA Sede e no Parque Nacional de Brasília, com as equipes de coordenação, piloto e equipe de solo, atuando juntas pelo melhor aproveitamento do recurso e ações de prevenção para diminuir o risco de acidentes.    

Neste treinamento são repassadas noções de segurança para pouso e decolagem, embarque e desembarque, com e sem ferramentas, comunicação com o piloto e tripulante operacional, posicionamento no lançamento de água nas frentes de combates pelo helibalde, abertura de helipontos e dispositivo de ignição.

Obs: 5 dias de treinamento, 2 dias de teoria e 3 de prática.

Treinamento em Motobombas

Com a aquisição de novos equipamentos pelo Prevfogo, a empresa ofereceu um treinamento, realizado no Jardim Botânico de Brasília, para os operadores de equipamentos motorizados nas motobombas Vick 375 e Vick 200 da Mercedes Textiles. Nos 3 dias de treinamentos os alunos receberam instruções teóricas e práticas com as noções básicas de manutenção, procedimentos de operacionalizar os componentes das motobombas, montagem e desmontagem dos equipamentos, mistura e tipos de combustível e óleo, acoplagem de conectores e procedimentos finais pós uso.

Obs: 3 dias de treinamento, 1 dia de teoria e 2 de prática.

Disponibilização da CGA para Ações de Prevenção e Combate

Fortalecendo a parceria institucional, e como forma de agradecimento pelas vagas concedidas nos cursos e oficina de capacitação, a CONAFER disponibilizou seu corpo técnico nas atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais. Considerando a possibilidades de grandes operações de combates ampliados nível 03, cursos de formação de brigadas e implementação de queimas prescritas, foi disponibilizado apoio com a liberação dos servidores que compõem a Coordenação de Gestão Ambiental, sendo eles: Marcelo Trindade Santana – Coordenador, Erisvaldo Pereira da Silva – Gerente Administrativo, Evanílson de Jesus Rocha – Auxiliar Operacional e Carlos Augusto Morais Gomes – Auxiliar Administrativo, além da autorização na participação como colaboradores eventuais em acionamentos do Prevfogo/IBAMA.

Compartilhe via: