Bem Vindo a Confederação da Agricultura Familiar

Secom CONAFER

Nesta última segunda-feira, 13 de junho, ocorreu em Cavalcante-GO, a 500 km da capital goiana e 300 km de Brasília, cidade localizada ao norte da Chapada dos Veadeiros, o lançamento de mais um curso de instrutores brigadistas do PrevFogo, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, órgão do Ibama com atuação na educação, pesquisa, monitoramento, controle de queimadas, prevenção e combate aos incêndios florestais no Brasil. A CONAFER terá participação ativa no curso, o melhor do país em excelência, disponibilizando o instrutor Marcelo Santana, coordenador de Gestão Ambiental da entidade e especialista de campo. Recentemente, a Confederação deu início a um programa pioneiro na prevenção e combate aos incêndios florestais, autogestão no manejo das queimadas controladas e entendimento do conhecimento tradicional sobre o elemento fogo. Trata-se dos Guardiões de Proteção Ambiental. Entre as ações iniciais dos Guardiões, estão previstos o Curso de Formação de Brigadistas e as queimas prescritas. Nesta edição do PrevFogo serão formados instrutores brigadistas de diversos estados brasileiros, além de 2 equatorianos e uma representante do Serviço de Floresta dos Estados Unidos

“A cidade de Cavalcante-GO, a 500 km da capital goiana e 300 km de Brasília, localizada ao norte da Chapada dos Veadeiros, onde está se realizando o curso de instrutores do PrevFogo”

O objetivo da parceria é assegurar uma colaboração mútua na implementação de projetos de autogestão, visando a proteção das áreas federais que não constituem unidades de conservação, e portanto, não são atendidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), como terras indígenas, territórios quilombolas e projetos de assentamento da reforma agrária. A colaboração da CONAFER às ações do IBAMA tem como responsável técnico, o coordenador de Gestão Ambiental, Marcelo Santana, especialista de campo nas ações realizadas pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), que também acumula um grande conhecimento sobre os meios de produção e as culturas dos povos indígenas e quilombolas.

No PrevFogo, Marcelo Santana ensina sobre as queimas prescritas, ação preventiva para evitar o surgimento de incêndios durante o período de estiagem, que normalmente ocorre de maio a setembro. As queimadas controladas promovem benefícios ao ecossistema e às comunidades de produtores rurais. Com elas é possível prevenir a ocorrência de incêndios florestais catastróficos, com potencial para queimar grandes áreas de florestas nativas, colocando a vida de pessoas e animais em risco. 

Queimas prescritas promovem benefícios ecológicos e socioeconômicos às comunidades rurais

Segundo Marcelo Santana, “uma vertente forte das queimas prescritas é o extrativismo, com a colheita dos frutos provenientes da prática, uma vez que as áreas que são manejadas com fogo controlado produzem 75% a mais de frutos com relação às que não são, gerando mais renda para essas comunidades”.

“O instrutor e coordenador de Gestão Ambiental da CONAFER, Marcelo Santana, ao lado de Flávia Saltini, chefe do Prevfogo/Ibama”

No caso de comunidades indígenas, Marcelo Santana, afirma que ações que envolvem o manejo integrado do fogo serem bem-sucedidas, “é necessário cumprir três etapas: sendo a primeira delas o diálogo com os anciões dos territórios com resgate do uso tradicional do fogo; a segunda, buscar formas de integrar o saber ancestral às tecnologias disponíveis na constituição da brigada, capacitando os próprios comunitários; e a terceira, trata-se de mensurar os resultados obtidos pela queima.” 

“Isolde Luiza Lando, representante da Funai, Flávia Saltini, chefe do Prevfogo/Ibama e João Lino, secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Cavalcante, todos presentes no lançamento do PrevFogo”

O curso seguirá com uma programação intensiva até o seu encerramento dia 28 deste mês. Ao longo deste período vamos falar mais sobre a programação do PrevFogo e publicar entrevistas com os presentes na aula inaugural, instrutores e alunos do curso, além de Isolde Luiza Lando, representante da Funai, Flávia Saltini, chefe do Prevfogo/Ibama e João Lino, secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Cavalcante, todos presentes no lançamento de mais uma edição do PrevFogo.

Assine a nossa newsletter
Fique por dentro de tudo que acontece aqui.