Lideranças indígenas da Terra Indígena Caramuru-Paraguassu estiveram na tarde desta sexta-feira (20) na sede da Confederação, em Brasília, para um encontro promovido pela entidade com o presidente do  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o engenheiro agrônomo César Fernando Schiavon Aldrighi, acompanhado do diretor de Governanças Fundiárias do órgão, João Pedro Gonçalves da Costa. O presidente licenciado da CONAFER, Carlos Lopes, junto com Geovanio Katukina, secretário Nacional de Políticas para Monitoramento e Segurança no Campo, fizeram uma exposição do projeto inovador de monitoramento por satélite das aldeias e territórios originários do Brasil, e que será de grande valia na proteção dos 54 mil hectares da Caramuru e de todos os territórios do país, no combate aos incêndios, grilagem, desmatamento e garimpo. 

A terra indígena Caramuru-Paraguassu abrange áreas dos municípios de Itaju do Colônia, Camacan e Pau Brasil, no Sul da Bahia. Compreende a região entre o rio Cachoeira ou Colônia (norte) e o rio Pardo (sul). A TI é de usufruto do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe.  

Durante os preparativos para a reunião, momento em que os indígenas Pataxó Hã-Hã-Hãe se vestem com seus cocares e adornos observados pelo presidente do INCRA, César Aldrighi

Os 54 mil hectares da Caramuru-Paraguassu foram delimitados em 1937 pelo Serviço de Proteção ao Índio. O único recurso hídrico da reserva é o riacho Salgado, de água salobra. A água para consumo provém de estocagem das águas pluviais ou de carros-pipa. A CONAFER tem direcionado um grande apoio ao povo Pataxó Hã-Hã-Hãe da Caramuru, atuando de forma permanente com associações da região, promovendo a produção de diversas culturas e entregando soluções para melhorar as condições socioeconômicas dos parentes. 

Rio Pardo está no limite Sul da Terra Indígena Caramuru-Paraguassu, em Pau Brasil, na Bahia

O monitoramento dos territórios indígenas

Geovanio Katukina, secretário Nacional de Políticas para Monitoramento e Segurança no Campo, apresentou o Sistema da CONAFER de proteção dos territórios tradicionais, de fundamental importância para a manutenção das comunidades que vivem nestas áreas, assim como de seus conhecimentos socioambientais e culturais, além das funções indispensáveis para a mitigação das mudanças climáticas. Essas terras, ricas em diversidade cultural e ecológica, enfrentam ameaças constantes de invasões e atividades ilegais, como desmatamento, grilagem, caça predatória, tráfico de espécies animais e de madeira. Diante desse cenário, a CONAFER está promovendo a formação dos Guardiões Ambientais, que serão os indivíduos capacitados para monitorar, proteger e relatar as ameaças identificadas nos territórios indígenas, uma estratégia essencial para combater essas práticas. 

Sistema de Monitoramento da CONAFER com base em imagens de satélites já está sendo implantado pela Secretaria Nacional de Políticas para Monitoramento e Segurança no Campo 

É urgente estarmos atentos ao planeta para captar os seus movimentos e os seus registros climáticos, ajudando na proteção, preservação do meio ambiente e sustentabilidade dos territórios. Para cumprir esta missão, a CONAFER investe em tecnologia, e tem por meio da Secretaria Nacional de Políticas para Monitoramento e Segurança no Campo, as ferramentas tecnológicas inteligentes para monitorar os ecossistemas, defendendo a biodiversidade e as culturas das comunidades originárias e tradicionais. Tudo interligado ao sistema de vigilância da CONAFER instalado em sua sede, na capital federal.

A plataforma

Hãmugãy é um aplicativo de monitoramento que facilita registros ágeis de ocorrências ambientais ou ameaças às áreas indígenas. Os registros incluem fotos e coordenadas GPS, que são enviadas ao nosso centro de monitoramento e disponibilizadas através de um mapa interativo, possibilitando comunicação entre os territórios e a CONAFER. A plataforma foi criada para ser utilizada por colaboradores dos territórios tradicionais, e gestores que monitoram e analisam as informações enviadas. O lançamento oficial da plataforma Hãmugãy será dia 09 de novembro.

Compartilhe via: