A Marca Agrofamiliar Brasileira 

Fale Conosco: 0800-940-1285

GUARDIÕES DO CLIMA: produtores do Assentamento Três Conquistas, em Rajadinha-DF, celebram a certificação de limões orgânicos

O Assentamento Três Conquistas, localizado em Rajadinha, zona rural do Distrito Federal, tornou-se exemplo de produção sustentável e lucrativa com a implementação do programa Guardiões do Clima, coordenado pela SEAGRO – Secretaria Nacional de Agroecologia, Meio Ambiente e Políticas Agrárias da da CONAFER, permitindo que os produtores de Três Conquistas ampliem a sustentabilidade no cultivo. O projeto oferece assistência técnica e recursos essenciais aos pequenos agricultores, impulsionando práticas mais ecológicas e rentáveis. Com apoio da Confederação, os produtores podem certificar os seus produtos e ampliar os mercados para comercialização da produção

Por quase 5 décadas, seu Jovino Rodrigues Correia e dona Maria Badia Rodrigues Correia (foto de capa) se dedicaram ao cultivo de hortaliças, mas enfrentavam limitações para ampliar sua renda. Tudo mudou com a transição para o cultivo de limões, que proporcionou um salto significativo na lucratividade. Segundo seu Jovino, o lucro do cultivo de limão chegou a 70%, comparado aos 20% obtidos anteriormente com as hortaliças. “Eu levo e vendo tudo. Agora, não tenho mais desperdício”, destacou o agricultor.

A mudança foi ainda mais impactante com a chegada do programa Guardiões do Clima em 2023. A equipe da CONAFER, em parceria com a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, forneceu mudas de limão taiti e de árvores, além dos insumos para enriquecer a fertilidade orgânica do solo. Além disso, implementaram um sistema agroflorestal que diversificou a produção da propriedade. Em menos de um ano, seu Jovino e dona Badia colheram feijão, mamão, couve e berinjela enquanto aguardam os primeiros limões orgânicos, previstos para este ano.

No início, a transição do cultivo convencional para orgânico foi um desafio. “Eu não tinha muita fé e achava que era caro ter uma produção orgânica”, confessou seu Jovino. Porém, os resultados surpreenderam o casal. O cultivo de limões orgânicos, livre de agrotóxicos, não apenas preserva a biodiversidade e melhora a saúde do solo, mas também eleva a qualidade do produto final. “Ahhh, vai ser um limão muito bom. Até o sabor muda”, comemora dona Badia que está cheia de expectativa para colher os primeiros frutos.

Certificação orgânica garante diferencial competitivo 

A certificação como produtores orgânicos trouxe um diferencial competitivo à família. Sofia Carvalho, coordenadora do projeto Guardiões do Clima, explicou a importância do seu Jovino e da dona Badia se especializarem no protocolo de produção orgânica para agregar mais valor à produção e aumentar a lucratividade da família. 

Segundo Sofia Carvalho, “o certificado de produtos orgânicos é um selo de qualidade que atesta que os alimentos foram cultivados seguindo normas específicas de sustentabilidade, sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos. Ter o certificado é um diferencial competitivo para os agricultores, pois abre portas para mercados que valorizam práticas mais sustentáveis e produtos mais saudáveis.”

Benefícios em ter o certificado de orgânicos

Com o certificado, o produtor pode comercializar em feiras orgânicas, lojas especializadas e redes de supermercados que exigem o selo para os fornecedores. Isso aumenta o alcance de mercado e a possibilidade de exportação. Além disso, os produtos orgânicos certificados são considerados mais saudáveis e de maior qualidade pelos consumidores, o que permite aos agricultores venderem a um preço melhor.

O selo orgânico é uma garantia para os consumidores de que os alimentos seguem padrões rígidos de produção, respeitando os cuidados com a saúde e o meio ambiente, já que a certificação exige práticas agrícolas que preservam o solo, a água e a biodiversidade.

Esse trabalho, desenvolvido pelos Guardiões do Clima, também oferece assistência técnica gratuita e constante. Quem auxilia na propriedade do seu Jovino e da dona Badia é o Gustavo Lobo, garantindo o apoio técnico para o sucesso da produção de limões e a sustentabilidade do sistema agroflorestal.

Hoje, a família cultiva 90 pés de limões convencionais e 140 pés de orgânicos. Com a colheita dos limões orgânicos, a expectativa é de que o lucro alcance quase 100%. O programa Guardiões do Clima vem transformando a realidade de pequenos produtores por meio da agricultura familiar sustentável, promovendo ganhos econômicos e ambientais. Para seu Jovino e dona Badia, a jornada é motivo de orgulho e celebração: “Como essa transição do limão convencional para o orgânico mudou nossa produção. Isso é bom demais”, conclui seu Jovino.

Compartilhe:

Categorias

TEMAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRINCIPAIS PROGRAMAS

Arquivos Conafer

VEJA TAMBÉM