28 de Julho. Dia do Agricultor.

Vamos erguer as mãos para o céu pela chuva boa da lavoura, pelo sol que traz energia para as novas sementes, vamos agradecer a colheita que alimenta o mundo. Porque como diz o ditado popular, se o campo não planta, a cidade não janta. Hoje é o Dia do Agricultor, uma data criada em homenagem a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek, em 1960.
Na época, o presidente disse em seu discurso que “o Brasil deve grande parte da sua prosperidade à economia agrícola”. 60 anos após este discurso, vemos que a agricultura permanece forte, porém, com uma revolução dentro dela: a agricultura familiar, com 36 milhões de famílias, que produzem 73% do alimento do brasileiro. A agricultura familiar hoje sustenta o país, e os nossos agricultores familiares são os responsáveis por esta transformação que se fortalece a cada dia. 
Mas saudemos todos os agricultores, a data é de todos, independente do seu segmento, pois não podemos tirar da história a luta dos agricultores no agronegócio, suas conquistas para o desenvolvimento do Brasil. Nossos agricultores são trabalhadores do campo que moldaram um novo país, mais plural, mais rico, muito mais diverso, mais forte e hospitaleiro.

Muitos destes agricultores deram a própria vida pela defesa da sua terra, pelo direito de plantar, pelo direito de ser bem remunerado como trabalhador do campo, ser agricultor e agricultora em um país desigual como o Brasil, requer muita luta, muito esforço e resiliência. Por isso, todos merecem uma homenagem e um agradecimento por este trabalho tão importante.
Homenagem da CONAFER aos agricultores brasileiros.

Compartilhe via: