Diretoria ERA da CONAFER e SEMAS firmam parceria para implantar hortas em unidades do CRAS, beneficiando comunidades carentes em Goiânia. O Acordo de Cooperação Técnica visa a segurança alimentar e fortalecimento comunitário, atendendo aproximadamente 900 famílias em cinco regiões. Programa +Horticultura na Melhor Idade promoverá inclusão social e melhorias na saúde física e mental. Equipe da Diretoria ERA realiza visitas técnicas para planejamento das ações

Nos dias 16 e 17 de junho, ocorreu uma importante reunião entre representantes da Diretoria ERA (Empreendedorismo Rural Agrofamiliar) da CONAFER e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) em Goiânia, com o objetivo de firmar parceria por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O encontro teve como propósito principal a implantação de hortas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, visando beneficiar comunidades carentes.

A reunião contou com a presença de representantes da SEMAS, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Social (SEDHS), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (SEDEC) e do Instituto Marcia Melo. Durante o evento, foram definidas as responsabilidades de cada envolvido no projeto.

O ACT estabelecido entre a diretoria e a SEMAS tem como objetivo a implantação de hortas nas unidades do CRAS em Goiânia, que atenderão aproximadamente 900 famílias em cinco regiões pré-determinadas por essa Secretaria Municipal.

Além disso, a parceria entre as duas entidades visa a prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social, principalmente no que diz respeito às pessoas idosas. O programa +Horticultura na Melhor Idade será implantado nos CRAS, que são responsáveis por oferecer serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de maior vulnerabilidade e risco social.

Kriscia Jheniffer Ribeiro, diretora do Projeto ERA, destacou a importância da parceria entre a Diretoria ERA e a SEMAS para a implantação do programa. Segundo ela, além de criar hortas e ministrar cursos, os produtos colhidos beneficiarão não apenas as pessoas idosas, mas toda a comunidade atendida pelos CRAS, melhorando a alimentação e a nutrição das famílias.

As hortas são ferramentas poderosas de transformação das comunidades, proporcionando o contato com a natureza, o acesso a alimentos frescos, a redução do uso de produtos tóxicos e o aprimoramento da saúde física e mental dos participantes. Além disso, as hortas podem ser um agente positivo no combate à ansiedade e à depressão, especialmente entre as pessoas idosas. 

Durante a reunião, a equipe da Diretoria ERA realizou visitas técnicas a diversas unidades de CRAS onde o programa de hortas será implantado. Foram visitados o CRAS Recanto das Minas Gerais, o Núcleo de Assistência Social Aruanã III, o Conselho Tutelar da Região Leste e o CRAS Jardim Novo Mundo. Nessas visitas, foram discutidos detalhes sobre a implantação do programa, realizados levantamentos de dados e registrados os espaços para o planejamento das ações a serem executadas.

A parceria entre o Projeto ERA e a SEMAS promete trazer benefícios significativos para as comunidades carentes atendidas pelos CRAS em Goiânia. A implantação das hortas e a prestação de assistência técnica pela Diretoria ERA contribuirão para a promoção da segurança alimentar, o fortalecimento comunitário e a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas.

Compartilhe via: