A Terra Indígena Coroa Vermelha, localizada ao sul do Estado da Bahia, foi homologada em 10 de julho de 1998. Ela possui uma área aproximada de 1,5 mil hectares, nos municípios de Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro, exatamente onde os colonizadores invadiram  Pindorama, a terra original. Neste cenário estão acontecendo os XVI Jogos Indígenas Pataxó. Os indígenas do território são trabalhadores da agricultura familiar, da pesca, do artesanato, das culturas da mandioca e farinha de cuba, do abacaxi, da melancia, e também da pecuária, de corte e leite. Mas todos têm no esporte uma tradição que vem da ancestralidade. Serão mais de mil atletas indígenas de 20 aldeias, disputando 11 modalidades na XVI edição dos Jogos, que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia. As modalidades são as tradicionais indígenas: arco e flecha, arremesso de takape, luta corporal, zarabatana, corrida rústica de 2 km, corrida de maracá, canoagem, natação, corrida com tora, futebol e o famoso cabo de guerra. Um dos organizadores, Zeca Pataxó, cacique da Aldeia Coroa Vermelha e coordenador do MIBA, Movimento Indígena da Bahia, reafirmou o sucesso dos Jogos que ocorrem entre os dias 17 e 20 de abril, exatamente na semana de comemoração ao Dia Povos Indígenas

Ontem, em Coroa Vermelha, 17 de abril, tivemos a chegada das delegações às 14 horas, e na sequência as apresentações e homenagens, e a Cerimônia de Abertura acompanhada por uma grande público. 

Uma ação importante que ocorrerá durante os jogos é a promoção de  uma reciclagem e inclusão de catadores nos Jogos Indígenas Pataxó Coroa Vermelha, como agentes de reciclagem de materiais que receberão contribuição fixa diária pela prestação de serviços ambientais, além da renda gerada pelos materiais arrecadados. A separação e destinação correta dos materiais recicláveis acontecerão desde o alojamento ao parque, onde ocorrerão os Jogos. A iniciativa tem um objetivo: contribuir com soluções sustentáveis, diminuir a pegada de carbono e honrar o trabalho daqueles que são responsáveis por mais de 90% da reciclagem do país.

Um dos organizadores do Jogos, Zeca Pataxó (no centro de cocar azul e vermelho), cacique da Aldeia Coroa Vermelha e coordenador do MIBA, Movimento Indígena da Bahia

Para a Confederação, projetos que envolvem o esporte, saúde e educação, além de unir as comunidades indígenas em torno dos seus jovens, são também excelentes oportunidades de valorizar as tradições e a cultura nas aldeias.Todos os indígenas, crianças, jovens e adultos, praticam algum esporte em seus territórios, ao mesmo tempo em que desenvolvem valores importantes, como o cuidado com a saúde, o respeito pelos companheiros de jogo e o espírito de equipe. Ao apoiar os XVI Jogos Indígenas Pataxó, a CONAFER está empenhada em ajudar os povos originários a valorizar sempre as suas tradições.

Confira a programação do XVI Jogos Indígenas Pataxó:

Dia 17 de Abril (ontem)

14:00 H – Chegada das Delegações

15:00 H – Apresentações e Homenagens das Delegações

16:00 H – Cerimônia de Abertura

Dia 18 de Abril

08:00 H – Corrida de Maracá

11:00 H – Zarabatana 

12:00 / 13:30 H – Almoço (Mãngutxi)

13:30 H – Apresentação Cultural

14:00 H – Arco e Flecha

15:30 H – Arremesso de Takape

17:00 H – Apresentação Cultural

Dia 19 de Abril

08:00 H – Apresentação das Delegações

08:30 H – Corrida Rústica

09:00 H – Apresentação Cultural

09:30 H – Canoagem

11:00 H – Luta Corporal (Patyu Mywkã’ãy)

12:00 / 13:30 H – Almoço (Mãngutxi)

13:30 H – Apresentação Cultural

14:00 H – Corrida de Tora

15:30 H – Desfile Pataxó

17:00 H – Cabo de Guerra

18:30 H – Encerramento

Dia 20 de Abril

09:00 H – Roda de Debate: Sustentabilidade e Desenvolvimento Social, Comunitário e Cultural dentro das Comunidades Indígenas pela perspectiva da Juventude.

10:00 H – Roda de Debate: Valorização e dificuldades para fortalecer a cultura dentro da Juventude nas Comunidades Indígenas.

11:00 H – Sarau Artístico Cultural Pataxó: Valorizando todas as formas de Arte e Expressão Artísticas dentro das Comunidades.

Compartilhe via: