Uma das missões fundamentais da CONAFER é atuar em prol das comunidades mais vulneráveis, em todas as regiões do país. Durante as ações sociais, a Confederação concentra esforços em áreas prioritárias para estas populações: alimentação, educação, esporte e a promoção de suas ricas culturas. No mês de junho, a CONAFER mais uma vez fortaleceu seu compromisso de levar assistência material, orientação e cuidados às comunidades indígenas e povos tradicionais. Por meio do programa Mais Parente nas Aldeias, da Diretoria de Ação Social e Inclusão, em conjunto com a Secretaria Nacional Indígena e assessores da Presidência, foram realizadas diversas atividades e visitas às aldeias indígenas na Bahia, Mato Grosso e na periferia de Brasília, no Distrito Federal

Um aspecto essencial das ações da CONAFER é a solidariedade, que se torna um fator indispensável para a obtenção de conquistas significativas. Por meio de equipes engajadas e comprometidas, a Confederação se fez presente em aldeias indígenas, promovendo a inclusão social por meio de diversos projetos e atividades.

No dia 7 de junho, a Diretoria de Ação Social e Inclusão da CONAFER realizou uma ação de grande impacto social ao entregar alimentos ao Centro Psiquiátrico da Criança e Adolescente (CEPAI), localizado em Samambaia. O CEPAI desempenha um papel fundamental no acolhimento e no cuidado de crianças em situações de vulnerabilidade, oferecendo um ambiente protetivo para aquelas que passaram por traumas e abusos familiares. A assistência material desempenha um papel crucial nessas ações, pois é por meio dela que muitas famílias têm suas necessidades básicas supridas. 

Apoio e orientação aos parentes indígenas e povos tradicionais

Um tema prioritário nas ações da Confederação é a saúde indígena. Os exames de saúde realizados nas aldeias durante o mês de junho demonstram este compromisso em garantir o acesso aos cuidados médicos e promover o bem-estar destas populações.

A educação também recebeu atenção especial, com reforço escolar oferecido às crianças indígenas. A CONAFER reconhece a importância da formação educacional para o desenvolvimento da nova geração, proporcionando oportunidades de um futuro melhor.

Um exemplo desta atenção, foi a presença em Mongoió, em Minas Gerais, do cacique Merong, da etnia Kamakã, assessor indígena da CONAFER para integrar as vozes e perspectivas das comunidades indígenas, e assim serem ouvidas e respeitadas. Sua participação na Oficina de Cocar foi um exemplo inspirador de como podemos aprender com as tradições ancestrais e promover a valorização das culturas indígenas.

A Confederação, a produção indígena e o meio ambiente

Preservar a natureza e promover a conscientização com projetos de educação ambiental, como a distribuição e o replantio de mudas, são iniciativas essenciais para assegurar a sustentabilidade e a conservação dos recursos naturais, garantindo um futuro mais saudável para todos.

No último dia 28 de junho, o programa Mais Parente nas Aldeias, que faz parte da Diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos da CONAFER, em parceria com a prefeitura de Porto Seguro-BA, representada pela Secretária de Agricultura Familiar do município, atuou na Aldeia Meio da Mata, no território de Barra Velha, levando o programa PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), contemplando muitas famílias indígenas e incentivando a produção agrícola local.

As aldeias Pataxó do sul da Bahia, que foram cadastradas pela diretoria de Projetos e Ações Integradas para os Povos da CONAFER, em parceria com a Secretaria Nacional de Agroecologia, Meio Ambiente e Políticas Agrárias da CONAFER, a SEAGRO, no ano de 2022, como Meio da Mata, Boca da Mata e Barra Velha, todas de Porto Seguro, estão agora aptas a comercializar seus produtos no Programa de Aquisição de Alimentos. Após a compra da produção, que inclui bananas, coco, aipim, hortaliças, abóbora, entre outras culturas, o programa realiza doações para as aldeias locais.

A parceria entre a CONAFER e a prefeitura de Porto Seguro-BA é um exemplo de como a união de esforços destas entidades pode gerar resultados significativos, viabilizando recursos e estrutura necessários para que os programas sejam implementados de forma eficiente.

Diante disso, fica evidente a importância do Mais Parente nas Aldeias, assim como de outras iniciativas que buscam o fortalecimento e a valorização dos agricultores familiares indígenas. É fundamental que esses programas sejam ampliados e replicados em outras regiões do país, garantindo que mais comunidades sejam beneficiadas e que os direitos desses povos sejam respeitados e promovidos.

Ações com as mulheres

A Diretoria de Políticas para as Mulheres, comandada por Kandara Pataxó, em parceria com a deputada Alice Portugal, realizou uma doação significativa para a Aldeia Pataxó Juerana, localizada em Porto Seguro, Bahia. 

Nesta ação, foi doado um kit de cozinha industrial para fortalecer e apoiar as atividades culinárias da comunidade indígena. A doação desse kit representa um importante suporte para oferecer melhores condições na preparação dos alimentos, permitindo um aumento na capacidade produtiva e aprimorando a infraestrutura da cozinha. 

Secretaria Nacional Indígena na Bahia

Outra importante ação no estado da Bahia, mais especificamente no município de Ribeirão dos Lagos, ao lado de Itambé, foi a doação de uma bomba para irrigação da plantação na Terra Indígena Imboré.

Conafer na Caramuru

Outra importante ação de apoio à agricultura familiar, foi na Aldeia Indígena Caramuru, localizada no estado da Bahia. É mais um exemplo do compromisso da CONAFER em fortalecer as atividades agrícolas e promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades indígenas.

A Aldeia Indígena Caramuru tem uma grande importância cultural e histórica para o Brasil, e a CONAFER reconhece a relevância da agricultura familiar nesse contexto. Por meio de parcerias e do trabalho conjunto com a comunidade indígena, a Confederação busca oferecer suporte e incentivo para que os agricultores familiares indígenas locais possam aprimorar suas práticas agrícolas e alcançar melhores resultados.

ERA e as hortas no CRAS

A diretoria ERA, Empreendedorismo Rural Agrofamiliar, da CONAFER, em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social, de Goiânia e Valparaíso de Goiás, atuaram na implantação de um programa de hortas nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e abrigos de acolhimento infantil. O objetivo é fornecer alimentos saudáveis produzidos localmente, beneficiando famílias e crianças em situação de vulnerabilidade. Essa ação promove a segurança alimentar, educação sobre agricultura familiar e integração com a comunidade. A parceria entre as instituições visa reduzir as desigualdades sociais, valorizando a agricultura familiar e a promoção da saúde.

Neste contexto, é louvável o trabalho realizado pela CONAFER no mês de junho. Suas ações sociais demonstram um compromisso sólido com a inclusão, a saúde, o esporte e a educação, elementos fundamentais para o progresso das comunidades indígenas e povos tradicionais.

Equipe multidisciplinar composta por assessores, assistentes sociais, advogados e associados presentes no campo, organizando e acompanhando as ações:

Josenildo Oliveira – Diretor do Mais Parente nas Aldeias

Tehiana Freitas – Diretora de Ação Social e Inclusão da CONAFER

Kandara Pataxó – Diretoria de Políticas para Mulheres

Kriscia Jheniffer – Diretoria ERA

Arariquele Cardoso Pataxó Hãhãhãe – Assessora da Presidência

Daniella Gomes – Secretaria Nacional Indígena

Sângela Lemos – Secretaria Nacional Indígena

Erivan Benevides – Assessor

Joselma Benevides – Assessora

Sérgio Vinícius Gonçalves – Pataxó Hãhãhãe

Maria Mello Pataxó Hãhãhãe – Assessora Indígena

Gabriel Ribeiro – Advogado

Simizuto Xavante – Assessor Indígena

Kauã Pataxó – Assessor da Presidência

Compartilhe via: