Na terça-feira, dia 27 de março, o Presidente da CONAFER, Carlos Lopes, esteve reunido com dois dos principais nomes da agricultura no governo, o líder do governo no senado, Senador Eduardo Gomes e o Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na Câmara dos Deputados, Fausto Pinato.
O objetivo desse encontro foi a discussão de parcerias para fortalecer as diretrizes apontadas para a agricultura no Brasil durante a Audiência Pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA), que contou com a presença do Secretário Especial de Assuntos Fundiários do MAPA, Nabhan Garcia, e do Presidente do INCRA General João Carlos Jesus Corrêa.

Dentre as diretrizes discutidas temos:
1) Paz no campo – pensar estratégias conjuntas para o fim do conflito agrário no Brasil, garantindo a segurança em propriedades privadas, de pequenos a grandes agricultores, e o fortalecimento da obtenção de terras que não implique em obtenção involuntária ou judicializada de imóveis rurais.
2) Regularização Fundiária – juntos, fortalecer políticas de regularização fundiária, ambiental e territorial para que todos os agricultores tenham sua propriedade regularizada e seu título na mão.
3) Modernização – trazer novas tecnologias e técnicas para o campo, através de políticas de assistência técnica realizadas de maneira correta, com ênfase nas demandas de mercado e democratizando acesso a máquinas e equipamentos para melhorar os índices de produção.
4) Políticas Públicas – trazer a atenção do governo para políticas voltadas ao campo e ao trabalhador rural, envolvendo melhorias na segurança, saúde, esporte e lazer, educação e comunicação.
5) PRONAF – combater inadimplências, fraudes e defender a melhor aplicabilidade e operacionalização do crédito, para que chegue de fato nos pequenos agricultores .
6) Grupo de Trabalho – CONAFER, CNA e Sistema SENAR devem trabalhar juntos para construir os melhores jeitos de fortalecer o setor agrário no país.
Levando em consideração todas essas pautas e desafios que temos para o país, tanto o Senador Eduargo Gomes quanto o Deputado Fausto Pinato se mostraram sensíveis às diretrizes e se prontamente se colocaram à disposição para o fortalecimento dessas políticas, reafirmando seus papéis como lideranças parlamentares que lutam pelo desenvolvimento e crescimento da agricultura familiar no Brasil.

Compartilhe via: