da Redação

A Secretaria de Agricultura e Empreendedorismo Rural da CONAFER, a SAER, foi até Itupiranga, município com 52 mil habitantes, vizinha de Marabá, à beira do Rio Tocantins, a 600 km da capital Belém para levar o projeto ERA

Levar aos pequenos produtores rurais políticas agroecológicas, projetos de desenvolvimento rural com foco no empreendedorismo, coordenando e executando os programas de capacitação para os agricultores familiares é uma demanda permanente da SAER. 

Esta é Itupiranga, às margens do rio Tocantins, no estado do Pará. Foto: Click-Up

O projeto ERA, a Estação Empreendedora Rural Agroecológica, cumpre inúmeras demandas: regularização fundiária, escrituração e titularização de terras; fortalecimento do crédito para produção; garantia do comércio com valor agregado; modernização dos processos produtivos; fortalecimento do agricultor como produtor agrícola. 

O projeto oferece um leque de opções de culturas para o produtor implantá-lo em sua propriedade. A ideia é que o agricultor possa consorciar sua produção sempre com outra, animal ou vegetal, garantindo uma renda nos 12 meses do ano. A estação ERA trabalha com a capacitação da família produtora em três setores: produção agrícola e animal; mercado e empreendedorismo; e gestão de crédito. Todo esse suporte é oferecido por meio de módulos de produção: Agrofloresta, Piscicultura, Leite Orgânico com criação de bovinos e ovinos, Apicultura, Centro de Capacitação, Culturas Vegetais e Estufa. 

Depois de compartilhar as demandas do produtores locais e acompanhar a explicação sobre o ERA, o prefeito de Itupiranga, acompanhado pelo secretário de Agricultura, representando a Emater, demonstrou muito interesse pelo projeto, e então foi firmada uma parceria com a CONAFER, o que é muito positivo para centenas de agricultores familiares de importantes localidades da região, como os distritos de Cajazeiras, vilas Panelinha, São Sebastião e Agrovila.

Na foto, da esquerda para a direita, o presidente do sindicato SAFER, Charles Barrada; o secretário de Agricultura, Ocilei Gonçalves; o secretário da SAER, Paulo Souza; o prefeito de Itupiranga, José Milese; e Artur Brito, técnico agroflorestal. Foto: CONAFER

A parceria envolve apoio em assistência técnica, maquinário e estrutura de campo para a CONAFER implantar a estação ERA nas propriedades da região. O que é mais uma vitória da Confederação em sua missão de desenvolver projetos que beneficiem os agricultores familiares em todo o Brasil.

capa: CONAFER

Compartilhe via: