A CONAFER lançou o programa +Melipona Brasil para fortalecer a cadeia produtiva do mel sustentável das abelhas sem ferrão e transformar a produção de mel no Brasil. Desenvolvido em parceria com diversos colaboradores em todo o país, o programa vai oferecer apoio especializado aos criadores de abelhas nativas sem ferrão no território nacional. Por isso, criadores de abelhas e todos os envolvidos na cadeia produtiva do mel estão convidados a participarem ativamente do programa +Melipona Brasil. Os criadores de abelhas com ferrão podem participar também. Ao responder o questionário disponível neste link https://forms.gle/CmczuJ3wgRwuJHGr7, cada criador estará contribuindo para o crescimento de toda a cadeia produtiva do mel brasileiro

Ao participar do +Melipona Brasil, o produtor não apenas terá acesso ao apoio especializado, mas também se tornará parte fundamental de uma iniciativa que objetiva transformar positivamente a produção de mel em toda a sua cadeia produtiva. O programa +Melipona Brasil surgiu para contrapor o declínio das populações de abelhas e à escassez de conhecimento técnico e práticas de manejo específicas para a meliponicultura. 

O programa +Melipona Brasil foi criado para fortalecer a cadeia produtiva do mel sustentável das abelhas sem ferrão 

Ao promover a produção e comercialização de mel e subprodutos derivados da criação de abelhas nativas sem ferrão, o programa +Melipona Brasil também incentiva a transição da apicultura convencional para a meliponicultura. Porém, aqueles que ainda trabalham com a apicultura tradicional podem, e devem, participar pois o projeto vai ajudar no escoamento dessa produção também. 

Os objetivos são claros e ambiciosos, incluindo a criação de planos de meliponicultura adaptados a cada região do Brasil, a disseminação de práticas sustentáveis, o aumento da produtividade melífera, a agregação de valor aos produtos, a realização de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a mitigação dos impactos ambientais da atividade melífera no país.

Os criadores de abelhas com ferrão também estão convidados a participar do +Melipona Brasil 

O +Melipona Brasil tem na capacitação profissional um dos seus pilares, englobando atividades de campo, seminários temáticos e cursos técnicos e práticos para meliponicultores, abordando meliponicultura, empreendedorismo e educação socioambiental. Os outros dois pilares são a Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico para identificar abelhas nativas, estudar sua polinização e subprodutos, em parceria com instituições acadêmicas; e a Extensão e Difusão de Tecnologias para promover a assessoria técnica, campanhas de cidadania e programas de certificação ambiental.

 

Participe e Faça História na Produção de Mel

A CONAFER convida criadores de abelhas e todos os envolvidos na cadeia produtiva do mel a participarem ativamente do programa +Melipona Brasil. Ao responder ao questionário disponível AQUI, você contribuirá diretamente para a construção de um programa que beneficiará milhares de criadores de abelhas em todo o país.

Para participar e fortalecer o projeto:

  1. Acesse o link do questionário: https://forms.gle/CmczuJ3wgRwuJHGr7 
  2. Responda às perguntas de todas as páginas de forma detalhada e precisa;
  3. Compartilhe o link com outros criadores de abelhas e associações.

Ao se envolver no +Melipona Brasil, você não apenas terá acesso a apoio especializado, mas também se tornará parte fundamental de uma iniciativa que visa transformar positivamente a produção de mel no Brasil e no mundo.

Compartilhe via: