da Redação

Estreou neste domingo, 8 de maio, na RedeTV, a 4ª edição do Merendeiras do Brasil, um reality show de iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que tem por objetivo valorizar o trabalho das merendeiras escolares de todo o país. O programa é uma competição pelo título de melhor merendeira, incentivando a produção culinária de qualidade que os produtos da agricultura familiar oferecem. O Merendeiras tem o apoio da CONAFER, e é comandado pela simpática apresentadora, Alinne Prado, que recebeu a missão de conduzir a competição entre 15 merendeiras, em 8 episódios, repletos de desafios culinários para emocionar o público e valorizar ainda mais o trabalho destas mulheres, verdadeiras heroínas nesta missão diária de nutrir as crianças brasileiras

O episódio nº 1 de Merendeiras do Brasil foi ao ar no último domingo, 8 de maio, e tem apoio da CONAFER

Sobre a mecânica do programa, as 15 merendeiras se dividem em dois grupos: um com 7 e outro com 8 mulheres. Estes dois grupos farão a mesma prova, todas produzem o mesmo prato, sendo cada prato avaliado pelos 3 jurados convidados do programa. Com isso, a merendeira com o prato que mais se destacar, ganha imunidade para a próxima prova, se aproximando do prêmio de melhor do Brasil.

A partir do segundo episódio, as duas merendeiras cujos pratos menos atenderem aos critérios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao paladar dos jurados, serão eliminadas do programa e retornarão aos seus lares. Essa dinâmica seguirá até a metade da temporada, sendo que nas provas finais, apenas uma participante voltará para casa.

Em relação ao PNAE, 30% do valor investido no programa pelo governo federal é destinado aos estados e municípios, para que eles possam viabilizar a compra de alimentos vindos diretamente da agricultura familiar. Assim, cada escola recebe comida de qualidade e, ao mesmo tempo, beneficiando os pequenos agricultores do programa, fortalecendo a cadeia produtiva agrofamiliar da sua localidade e regiões circunvizinhas.

A CONAFER trabalha pelo empreendedorismo rural e para levar políticas públicas aos agricultores familiares. Ao incentivar e apoiar iniciativas como o Merendeiras do Brasil, a Confederação reafirma seu compromisso com a produção agrofamiliar e com a alimentação de milhões de crianças em escolas de todo o país.

Compartilhe:

Assine a nossa newsletter
Fique por dentro de tudo que acontece aqui.

CONAFER - 2022