Na manhã desta sexta-feira (24), a liderança da CONAFER no segmento agrofamiliar brasileiro foi mais uma vez reconhecida por um dos 27 estados onde a Confederação atua. No plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas, em sessão especial, o presidente Carlos Lopes recebeu a Comenda de Mérito Ambiental Otávio Brandão. Este é um reconhecimento pelos serviços prestados pela entidade à população alagoana. Proposta pelo deputado estadual, Inácio Loiola, a honraria foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares alagoanos. Em seu discurso de agradecimento pela comenda, Carlos Lopes falou da atuação da CONAFER no Nordeste brasileiro e mostrou como exemplo a participação do +Pecuária Brasil na pecuária alagoana: “dos 102 municípios do estado do Alagoas, a Confederação atende 86! Só se atende 86 de 102 quando se é parte de tudo. Só se atende 86 de 102, quando se tem todos incluídos”

Em sessão especial no plenário deputado Tarcísio de Jesus, o presidente Carlos Lopes recebeu a Comenda Otávio Brandão da Assembleia de Alagoas

Otávio Brandão foi farmacêutico, escritor, ativista e líder político que na sua luta no interior de Alagoas se transformou em um dos pioneiros na luta pela reforma agrária no Brasil, além de ser reconhecido como um dos primeiros ecologistas brasileiros. Um nome perfeito para uma comenda de mérito ambiental e serviços prestados ao povo alagoano. A CONAFER tem se destacado por políticas sociais e econômicas direcionadas aos agrofamiliares de todo o país. Pelo +Pecuária Brasil, em parceria da CONAFER com a Alta Genetics, está em execução o maior e mais completo programa da bovinocultura nacional. Já são 3,5 mil cidades contempladas com o +Pecuária Brasil, uma verdadeira revolução que está transformando a vida de pecuaristas e acelerando o desenvolvimento das cadeias produtivas da bovinocultura nacional. 

No dia 19 de outubro, a CONAFER lançou o programa +Genética no Sertão, que levará inseminação artificial para ovinos e caprinos para todos os estados da região nordeste do país, em parceria com a Alta Genetics e o Terra Bank. Segundo Carlos Lopes, há 525 mil estabelecimentos que praticam ovinocultura no Brasil, sendo que 93% dos 2 milhões de bodes criados estão em território nordestino, segundo levantamentos do Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado no ano de 2022.

O deputado Inácio Loiola, autor da proposta da Comenda, em seu discurso, lembrou que o presidente da CONAFER “é um líder visionário que enxergou a necessidade de o Brasil construir uma entidade voltada para a valorização do homem do campo, especialmente aquele que carrega em si a veia empreendedora, que quer produzir e entrar no mercado com entrega de alimentos da melhor qualidade, com preços justos e produzidos seguindo as práticas do meio ambiente e de modo que viva dignamente no meio rural ao lado de sua família”. 

O deputado Inácio Loiola recebeu um cocar de presente em agradecimento pela proposta da Comenda e o reconhecimento do trabalho da CONAFER

Na sequência, Loiola lembrou que a entidade está “presente em todos os estados, a cada dia a CONAFER ganha espaço no cenário nacional com políticas públicas de incentivo e valorização a agricultores familiares, a pescadores, a quilombolas, a indígenas, a posseiros, a ribeirinhos, a assentados e acampados, garantindo dignidade e melhores condições de trabalho. Por conta disso, é que esta casa hoje reconhece esse grande timoneiro, presidente da CONAFER, como um grande instrumento, talvez nesse momento o principal instrumento para despertar, alertar e mostrar às autoridades competentes desse país que o Brasil será o grande celeiro do mundo”.

O vice-presidente Tiago Lopes em discurso durante a solenidade

Tiago Lopes, vice-presidente da CONAFER, discursou falando das ações da Confederação no Nordeste reconhecidas na homenagem: “é um trabalho que a entidade faz vendo a necessidade do agricultor familiar, ela identifica, cria sua política própria e ela vai lá e executa. O +Pecuária Brasil hoje, em mais de 3,8 mil municípios, é uma realidade. O +Genética no Sertão, que foi lançado mês passado, que é pra todo sertanejo que cria caprinos e ovinos, foi uma necessidade identificada pelo nosso presidente. Porque o nosso sertanejo às vezes não tem condição de ter o bovino de leite ou de corte, mas a cabra, o bode, ele tem a condição. A gente sabe que nosso Nordeste é um bioma diferente, então pra ele é mais lucrativo ter o caprino e ovino na região. Então, foi essa identificação que nosso presidente fez, junto com a equipe técnica da entidade. Então, se não foi agraciado com o +Pecuária Brasil, vai ser agraciado aqueles municípios com o +Genética no Sertão que é para aquele sertanejo que cria caprino e ovino. Então são esses produtos, são essas coisas, essas políticas da CONAFER que trazem, nada mais justo, essas homenagens.”

O homenageado, presidente Carlos Lopes, fez uma fala de quem conhece cada palmo do Nordeste e de Alagoas, afirmando que não era uma honraria pessoal, mas de todos que fazem a agricultura familiar brasileira: “aqui não tem Carlos Lopes ganhando medalha. Aqui tem o Brasil sendo homenageado, meu nobre deputado Inácio, aqui tem o estado de Alagoas ganhando medalha, aqui tem o lavrador, o pecuarista ganhando medalha, aqui tem o indígena ganhando medalha, aqui tem o povo preto ganhando medalha, aqui tem o Quilombo de Palmares ganhando medalha. Quero dizer que dos 102 municípios do estado do Alagoas, a Confederação atende 86! Só se atende 86 de 102, quando se é parte de tudo. Só se atende 86 de 102, quando se tem todos incluídos. Quando a política é inclusiva e quando a política é de resultados.”

O presidente Carlos Lopes em seu discurso no plenário da Assembleia de Alagoas

Carlos Lopes seguiu falando do valor do Estado do Alagoas: “aqui nesse sertão, aqui nesse estado, banhado por esse mar magnífico… a praia aqui é onde recebemos as pessoas que vem nos visitar, as pessoas que vem descansar. O serviço do Alagoas está depois da praia, o serviço do Alagoas está no sertão, está no semiárido, está naqueles municípios pequenos, onde a simplicidade às vezes é confundida por pobreza. O sertanejo não é pobre, o sertanejo é simples, mas simples de forte, simples de aguerrido, simples de transformador. Esse é o sertão, esse é o Alagoas, Alagoas que faz homenagem a uma entidade que representa 8 milhões de brasileiros em produção.” 

E finalizou afirmando: “vi muito falar aqui da importância da nossa cadeia produtiva. Olha, abastecemos 6 bilhões de vidas. Esse é o número exato. O Brasil produz comida pra 6 bilhões de pessoas no mundo. E somos uma população de 230 milhões. O Brasil é mais do que importante e necessário para o mundo. É por isso que conseguimos fazer mudança em 86 municípios de Alagoas. Que tipo de mudança fizemos? Melhoramos o gado. Que tipo de mudança fizemos? Melhoramos o bode. Que tipo de mudança fizemos? Melhoramos a ovelha. Que tipo de mudança fizemos? Estamos sendo homenageados na Assembleia do Estado de Alagoas. Poucas vezes quando o nosso desenvolvimento e nossa mudança não é promovida por nós mesmos, somos homenageados. Aqui não fomos homenageados, aqui fomos reconhecidos. Reconhecidos pelas mudanças que estamos fazendo na vida de cada cidadão desse estado e, por consequência, do Brasil”.

Carlos Lopes também receberá em breve, honrarias pelo reconhecimento dos trabalhos pelas Assembleias Legislativas dos Estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Norte, e Piauí, que já foram aprovadas pelos deputados estaduais de cada estado. Outras homenagens deverão ser propostas por outras Assembleias Legislativa, como forma de reconhecer os relevantes serviços desenvolvidos pela CONAFER em todos os estados, especialmente às famílias da agricultura familiar, indígenas, quilombolas e ribeirinhos, que estão tendo acesso ao que há de melhor em ações de desenvolvimento econômico, produção e geração de renda a populações rurais.

Compartilhe via: