A Assembleia Legislativa de Alagoas concedeu nesta terça-feira, 14 de março, e com aprovação do plenário, a Comenda de Mérito Ambiental Otavio Brandão, a qual reconhece os serviços prestados pela CONAFER no apoio e nas ações pelo segmento agrofamiliar brasileiro, sempre em defesa da autonomia dos pequenos produtores, e ao mesmo tempo, no desenvolvimento de projetos e programas que buscam na sustentabilidade um objetivo permanente. A honraria se deve ao reconhecimento deste trabalho em âmbito nacional, pela atuação de Carlos Lopes no comando da Confederação há mais de uma década, tempo em que angariou excelentes relações institucionais com os setores público e privado em todas as regiões do país

No texto do projeto de resolução que concedeu a comenda, assinado pelo deputado estadual Inácio Loiola Damasceno Freitas, em seu artigo 1º, o parlamentar cita que o “segmento econômico da agricultura familiar é composto por mais de 40 milhões de trabalhadores, que produzem 10% do PIB nacional, o que garante a segurança alimentar de mais de 70% da nossa população. O senhor Carlos Lopes é um incansável defensor do pequeno produtor brasileiro, responsável por não só, valorizar o trabalho das famílias, mas também por buscar novas formas de incentivo e valorização daquilo que temos de melhor”.

Presidente Carlos Lopes no Senado Federal, sempre em defesa do setor agrofamiliar brasileiro e suas demandas

Esta distinção concedida à CONAFER, por meio do seu presidente, explica-se pela promoção diária da entidade no desenvolvimento socioeconômico de camponeses, pecuaristas, extrativistas, lavouristas, indígenas, artesãos, quilombolas, posseiros, ribeirinhos, assentados e acampados, todos agricultores familiares, conforme a Lei 11.326, de 2006, que o próprio Carlos Lopes trabalhou em sua elaboração. 

Fundada em 2011, a Confederação estrutura-se por meio de Secretarias Nacionais, Coordenações Regionais, Sindicatos e Federações, as SAFERS e FAFERS. Atuando pela agroecologia, pelas ações de sustentabilidade no campo, na segurança jurídica dos seus associados, no acesso ao crédito e o fortalecimento dos produtores rurais como importantes demandadores de consumo, a CONAFER contribui significativamente para fortalecer a economia do país.

Carlos Lopes na Funai, em outubro de 2018: “E minhas crianças morrendo de fome? E meu povo sem casa? Desculpe gente, aqui vivemos esta realidade de banho três vezes por dia, comer seis vezes por dia e um lugar para cair. Vocês podem tratar isso daqui só como uma pauta, mas a realidade que nós estamos defendendo é gente sem morar, gente sem comer, gente com câncer e outras doenças, carro da sesai sem combustível, motorista quatro meses sem receber, tem estrada que o prefeito não faz só pro meu povo ficar precarizado”

A Confederação oferece produtos e serviços, como um trabalho de assessoria previdenciária aos aposentados rurais com o INSS Digital; possui um acordo de correspondente legal do Banco do Brasil, o AgroConafer, podendo oferecer crédito ao agricultores; possui centenas de convênios para os seus filiados; oferece assessoria jurídica; viabiliza a emissão de CAF com suas associações; implementa projetos de extensão rural, produção e geração de renda, como o ERA, Empreendedorismo Rural Agrofamiliar, e programa de educação ambiental em escolas, o ERA nas Escolas, e mais uma série de apoios aos agrofamiliares. Um destes outros programas é +Pecuária Brasil.

O sucesso do +Pecuária Brasil

Presente nas 5 regiões do país, o +Pecuária Brasil é o maior programa de melhoramento genético da bovinocultura nacional. Ele resultou de uma parceria entre a CONAFER e a multinacional em biotecnologia reprodutiva, a Alta Genetics, transformando-se em revolução genética que chegou na metade das cidades brasileiras. Presente já nos 27 estados, o +Pecuária está mudando a produção da pecuária familiar brasileira, dando melhores condições socioeconômicas a milhares de pequenos produtores nas 5 regiões. 

Recentemente, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa da Paraíba, a Casa de Epitácio Pessoa, pelos serviços prestados à agricultura familiar brasileira

O programa +Pecuária Brasil é uma das maiores conquistas dos pequenos produtores, ávidos por um projeto que melhorasse a produção do gado, de corte e de leite, mas principalmente, garantisse uma renda maior para toda a família. Pequenas propriedades precisam de investimentos para valorizar toda a cadeia produtiva, gerar empregos diretos e indiretos, aumentando a arrecadação dos municípios. Um sucesso que só confirma o ineditismo do +Pecuária, a liderança da CONAFER no campo e a sua missão de levar desenvolvimento socioeconômico aos agrofamiliares brasileiros.

Princípios que orientam a CONAFER 

Preservação do Meio Ambiente

Ao adotar o modelo de produção agroecológica, a agricultura familiar fez a opção pela proteção do meio ambiente. Por isso, a CONAFER apoia todas as iniciativas de defesa da natureza, dos ecossistemas e da produção sustentável. 

Paz no Campo

Somos frontalmente contrários ao uso da força para solucionar as questões da terra. A solução para os conflitos agrários é a defesa dos direitos constitucionais e a regularização fundiária. 

Modernização da Produção

Para aumentar a capacidade produtiva dos agricultores é preciso estimular o uso da tecnologia, das modernas técnicas agroecológicas, o conhecimento científico e o treinamento dos recursos humanos. 

Agricultura de Baixo Carbono

A CONAFER investe em projetos agroflorestais por meio de SAFs, Sistemas Agroflorestais, que buscam a recuperação de áreas desmatadas em consórcio com a produção agrícola, beneficiando o equilíbrio do ecossistema pela maior absorção do carbono. 

Energia Sustentável 

A CONAFER promove e estimula projetos de geração de energias limpas, como a solar e a eólica, tanto para o consumo doméstico das famílias de agricultores, como também na produção agroecológica das propriedades.

Turismo Sustentável

Conhecer e aprender, mas sem interferir no equilíbrio dos ecossistemas. Este é o modelo de turismo que a CONAFER apoia e estimula para gerar um impacto positivo no meio ambiente.

Produção Sustentável 

A viabilidade da agricultura familiar como segmento econômico passa pela produção sustentável, o grande diferencial da produção rural em relação aos outros segmentos econômicos.

Menos Veneno 

A CONAFER apoia o controle biológico em todos os tipos de cultura, contrapondo-se ao uso de agroquímicos no controle da produção.

Segurança Alimentar

A segurança alimentar é o grande desafio da humanidade. A CONAFER trabalha pelo cumprimento da Agenda 2030 da ONU pela erradicação da fome no mundo.

Autonomia

A agricultura familiar deve ter independência e autonomia para buscar o seu modelo de desenvolvimento. Para isso, a regularização fundiária e a defesa dos territórios são prioritárias.

Igualdade Social  

Um país desigual não avança em seu grau civilizatório. Ao contrário, vive uma vulnerabilidade social permanente. A CONAFER defende e luta pela igualdade social no Brasil.

Documento assinado pelo deputado estadual Inácio Loiola Damasceno Freitas, da Assembleia Legislativa de Alagoas que concedeu a Comenda de Mérito Ambiental Otavio Brandão ao presidente Carlos Lopes

Compartilhe via: