No último dia 18 de outubro, a Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Estado do Maranhão (FAFERMA), filiada à CONAFER, promoveu um encontro de grande relevância no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís. Este evento contou com a participação de entidades filiadas à FAFERMA e teve como objetivo discutir vários temas fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar no estado, além de trazer novos filiados para a confederação

Um dos pontos de destaque da reunião foi a apresentação da CONAFER e da FAFERMA. Durante essa sessão, as entidades filiadas e aquelas com interesse de se filiar tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a atuação dessas organizações, incluindo políticas, programas e projetos que estão em andamento para beneficiar os agricultores familiares. Durante as palestras, foram destacadas as vantagens de pertencer a uma rede que promove os interesses da agricultura familiar e busca o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais do estado.

Outro tópico relevante da reunião foi o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Durante as discussões, foram fornecidas explicações abrangentes sobre o CAF, incluindo todas as mudanças que ocorreram desde que deixou de ser a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) para se tornar o CAF. Essa transição tem como objetivo simplificar o acesso a políticas públicas e programas de incentivo destinados aos agricultores familiares.

 Dinâmica de apresentação em grupo

A reunião foi marcada pela admissão de um grande número de novas filiações na FAFERMA e na CONAFER, compromisso que ultrapassou o número de 10 mil filiados no estado. Isso demonstra o crescente interesse e engajamento de agricultores familiares, empreendedores rurais e produtores em fazer parte da confederação com mais força e voz dentro do setor agrofamiliar brasileiro. 

O evento reuniu os presidentes de sindicatos, colônias e associações de pescadores do estado do Maranhão, com destaque para as cidades de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, Viana, Amarante do Maranhão, Tutóia, Buriticupu, Governador Newton Bello e São Mateus. O objetivo principal era fortalecer a presença dessas entidades junto à CONAFER e colaborar no desenvolvimento dos produtos que a confederação vem trabalhando em todo o Brasil.

A CONAFER esteve representada pelo seu Secretário de Políticas Sindicais, Júlio César, e sua equipe, que enfatizaram o compromisso da organização em apoiar os agricultores familiares e empreendedores rurais.

Secretário de Políticas Sindicais da CONAFER explica mais sobre os benefícios de fazer parte da confederação

Júlio César expressou otimismo em relação aos resultados da reunião: “Foi uma pauta construtiva, todos firmaram compromisso com a CONAFER. A partir da próxima semana, iniciaremos as tratativas para o preenchimento dos cadastros, tanto de pessoas jurídicas quanto de pessoas físicas. Posteriormente, realizaremos os encaminhamentos para a liberação de login e senha para a emissão do CAF, a fim de facilitar o acesso ao SENAF e colaborar nos projetos de melhorias para esses pescadores artesanais do estado do Maranhão.”

A presidente da FAFERMA, Érika Nogueira, acompanhada de sua equipe, apresentou os trabalhos realizados no estado do Maranhão ao longo dos últimos três anos de existência da organização. Durante a reunião, foram feitas novas filiações à Confederação e à Federação, elevando o número total de filiados a um impressionante total de 11 mil pessoas.

Presidente da FAFERMA, Érika Nogueira, instruindo as novas filiações

Erika Nogueira destacou a importância dessas novas filiações, afirmando que “a filiação dessas novas entidades representa um grande avanço da CONAFER e da FAFERMA no Estado do Maranhão, possibilitando a ampliação das políticas públicas e projetos relevantes da CONAFER para seis novos municípios, beneficiando mais de 10 mil novos associados.”

A reunião refletiu o compromisso das entidades em fortalecer a agricultura familiar e os pescadores artesanais do estado, buscando promover o desenvolvimento sustentável e garantir o acesso a benefícios essenciais para essas comunidades. A CONAFER e a FAFERMA continuam desempenhando um papel fundamental na defesa dos interesses dos agricultores familiares em todo o Brasil, visando proporcionar melhores condições de vida e prosperidade para essas comunidades rurais.

Compartilhe via: