Nesta quarta-feira de Natal, 25 de dezembro, a Secretaria de Ação Social e Inclusão da CONAFER deu continuidade às doações de brinquedos para as crianças nas comunidades indígenas, quilombolas, agricultoras, pescadoras, ciganas, ribeirinhas e assentadas de todo o Brasil. Desta vez, mais de 100 mil brinquedos alegraram a criançada. Durante o Natal, já se tornou tradição da entidade realizar uma corrente de solidariedade com a entrega de presentes para os pequenos, que representam a herança originária para o futuro do país. Cada gesto de carinho e de atenção na entrega dos presentes é um lembrete de que a união e a solidariedade podem transformar realidades e levar a alegria para as comunidades mais vulneráveis. No Natal, mais do que presentes, a verdadeira mensagem é a de esperança, renovação e fortalecimento de laços que perpetuam a cultura e as tradições das diversas regiões brasileiras
No Natal, os colaboradores da Secretaria de Ação Social e Inclusão (SASI) realizaram uma missão muito especial para as crianças de todo o país. Neste final de ano, toda a equipe da CONAFER reúne esforços para entregar brinquedos para cada criança das comunidades indígenas, assentados, agricultores familiares, ribeirinhos, quilombolas, ciganos e para grupos em situação de vulnerabilidade. No total, mais de 100 mil brinquedos já saíram do Distrito Federal rumo às aldeias de todos os estados brasileiros, que devem ser distribuídos até o fim de dezembro. A iniciativa da SASI foi liderada pela diretora Tehiana Kiriri Sapuyá, que coordenou de forma eficiente todas as ações, garantindo que a ajuda chegasse nos locais que mais precisavam.
Em Mato Grosso, mesmo com muita lama e chuva, os profissionais da SASI, em parceria com a Secretaria Nacional Indígena (SNI), se esforçaram para cumprir a missão natalina, se deslocando de carro e barco para levar brinquedos às aldeias indígenas dos dois lados do rio Xingu, como as aldeias Kuikuro, Mayene e Lahatuá. O colaborador Jair Kuikuro compartilhou como foi a experiência: “Neste momento, na aldeia Lahatuá as crianças estão muito felizes. Juntamente com o cacique, eu quero agradecer ao presidente da CONAFER, Carlos Lopes, e a guerreira Tehiana, que estão sempre mandando brinquedos para trazermos até aqui no Xingu. A comunidade agradece a todos vocês.”
Colaborador da CONAFER, Jair Kuikuro, entrega brinquedos para crianças indígenas do Alto Xingu
A solidariedade também esteve presente no Assentamento dos Ciganos, em São Paulo, beneficiando as crianças de toda a comunidade com bonecas, carrinhos, pulseiras “mola maluca”, celulares de brinquedo e skates. Além de levar à alegria natalina, doar brinquedos para crianças ciganas também ajuda a promover a inclusão e o respeito à diversidade cultural, garantindo que essas crianças tenham acesso a momentos de diversão e aprendizagem.
Em ação social da SASI, crianças ganham brinquedos de Natal no Assentamento dos Ciganos, em São Paulo
Em Pernambuco, não foi diferente. A criançada aproveitou o momento de entrega de presentes para se divertir com bolhas de sabão e músicas de Natal. O coordenador indígena da CONAFER/PE, Júnior Xukuru, destacou que entregar brinquedos para as crianças durante as festas de fim de ano já é uma tradição da entidade juntamente com a FEFERI: “Mais uma vez estamos aqui fazendo essas entregas desses brinquedos para ver o sorriso dessas crianças, que é um sorriso verdadeiro, é um sentimento de esperanças que sabemos que estamos no caminho certo.
No Distrito Federal, as crianças indígenas também receberam essa surpresa natalina, beneficiando as aldeias do Noroeste, em Brasília-DF. Com o objetivo de proporcionar um Natal mais feliz e digno para as famílias, nesta quarta-feira, 25 de dezembro, os colaboradores da Secretaria de Ação Social e Inclusão da CONAFER também entregaram doações de brinquedos na expansão do Setor O, localizada em Ceilândia, e em outras regiões carentes do Distrito Federal.
Crianças ganham brinquedos de Natal em aldeias do Noroeste, em Brasília-DF
Neste Natal, além das comunidades quilombolas de Mangueiras, de Rosário, da Vila Jubim e da Vila União, em Salvaterra-Marajó, no Pará, o quilombo Acari, em Camamu, Bahia, também foi beneficiado com as doações de brinquedos para as crianças. Os pequenos ganharam celulares de brinquedo, bolas, pulseiras “mola maluca” e mini skates. Exibindo sorrisos, as crianças fizeram pose para a foto:
E falando em sorrisos, para o coordenador da CONAFER em Rondônia, Erivan Benevides, é justamente a alegria da criançada que faz todo o trabalho valer a pena: “O que importa é essa felicidade. O que fica é essa simplicidade, é a humildade, ver o sorriso das crianças e não tem dinheiro que pague.” Erivan e a equipe de colaboradores entregaram os brinquedos na aldeia Central para as crianças do povo Karitiana e para mais quatro aldeias de Porto Velho-RO.
Coordenador da CONAFER em Rondônia, Erivan Benevides, se veste de papai noel e distribui brinquedos para crianças Karitiana
O compromisso da CONAFER ao entregar brinquedos de Natal para crianças de todo o país vai além de um simples gesto de generosidade. Essa ação da SASI reflete a missão da entidade em promover a inclusão social e garantir o acesso a direitos fundamentais, como a infância digna e o respeito às diversidades culturais. Ao levar alegria e esperança para crianças das comunidades indígenas, quilombolas, agricultoras, pescadoras, ribeirinhas, ciganas, acampadas e assentadas, a CONAFER reforça seu valor de solidariedade, possibilitando que cada criança, independentemente de sua origem, possa celebrar o Natal. Esses presentes não apenas trazem felicidade momentânea, mas vão marcar a memória afetiva das famílias beneficiadas. Para a CONAFER, a entrega de brinquedos para as comunidades representa o amor, que é a verdadeira magia do Natal.
Confira fotos da entrega de brinquedos por todo o Brasil: