da Redação

Participar das ações do mês de Outubro, ajuda a salvar vidas. A CONAFER apoia esta causa e por meio da SEAGRO (Secretaria Nacional de Agroecologia, Políticas Agrárias e Meio Ambiente), lança uma cartilha com informações importantes sobre Saúde da Mulher

A CONAFER apoia o movimento Outubro Rosa e acredita que essa é uma oportunidade de compartilhar informações sobre o câncer de mama e conscientizar o máximo de mulheres sobre a importância de detectar a doença de forma precoce, principalmente entre as nossas agricultoras.

Um dos principais objetivos do Outubro Rosa é ampliar o acesso aos serviços de diagnóstico, de forma a favorecer a detecção precoce do câncer de mama. Quanto antes for detectado, mais eficiente será o tratamento.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres em todo o mundo, alcançando quase um terço dos casos. Falar sobre a doença e compartilhar informações ajuda a esclarecer mitos e é decisivo na disseminação da ideia da prevenção.

Foto: Sanar Medicina

O autoexame das mamas – no banho ou em um momento de troca de roupa, por exemplo – é fundamental para a descoberta de pequenas alterações, como a ocorrência de nódulos. O autoexame de mama é indicado para todas as mulheres a partir dos 20 anos. Como as mamas podem ficar inchadas antes e durante o período menstrual, a recomendação é fazer o exame 7 dias depois do início do sangramento.

Se notou alguma alteração nas mamas durante o autoexame, o primeiro passo é manter a calma, pois a maior parte dos caroços é benigna, podendo corresponder a um cisto sebáceo, um furúnculo (íngua) ou uma inflamação dos gânglios, o próximo passo é procurar o médico que vai indicar como proceder.

CONAFER lança cartilha sobre a Saúde da Mulher

A Secretaria de Agroecologia, SEAGRO, criou uma cartilha com informações importantes sobre a saúde da mulher com orientação sobre alimentação e práticas de exercícios, uma combinação decisiva na saúde de qualquer pessoa.

O câncer de mama tem um índice significativo de cura, chegando a 95% dos casos quando a detecção é precoce. Adotar uma alimentação saudável, rica em alimentos de origem vegetal, praticar atividades físicas, não fumar e evitar bebidas alcoólicas são medidas que colaboram para a prevenção.

LEIA TAMBÉM:

Secretaria de Agroecologia da CONAFER lança campanha “Plantando Alimentos, Colhendo Saúde”

Movimento mundial com a cor rosa surgiu nos anos 1990

Foto: Blog Londrina

O Outubro Rosa foi uma ideia que se desenvolveu com a realização da Corrida pela Cura do Câncer de Mama em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Desde então, ganhou repercussão mundial, com o uso da cor rosa associado a medidas de prevenção à doença.

O símbolo da campanha é o laço rosa, feito originalmente pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na corrida. Os laços se popularizaram depois e foram usados também para enfeitar locais públicos e eventos de apoio à causa. Monumentos e prédios públicos também passaram a ser iluminados com luz rosa para lembrar a luta contra a doença.

Capa: Catraca Livre

Compartilhe via: