Bem Vindo a Confederação da Agricultura Familiar

da Redação

A Fundação, sediada em Camacã, 400 km de Salvador, prestará os serviços hospitalares com procedimentos ambulatoriais e exames de laboratório aos agricultores indígenas e de todas as categorias representadas pela Confederação; o Hospital Dr. Osvaldo Valverde da Fundação Hospitalar Mata Atlântica apresenta atendimento de urgência e emergência, 50 leitos ativos e mais de 120 funcionários, atendendo as especialidades de obstetrícia, cirurgias em geral, cirurgias ginecológicas e pediatria, além da clínica médica geral

Os serviços médicos da FHMA, uma instituição muito respeitada pelo seu grande trabalho pela saúde dos baianos, atingem além do município de Camacã e seus 30 mil habitantes, uma área geográfica muito maior, pois muitos habitantes de diversas cidades vizinhas procuram o seu atendimento hospitalar.

A Fundação Hospitalar da Mata Atlântica atende a população de Camacã e região também levando atendimento médico a diversos locais do município e às várias cidades por meio do CIMA – Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica. A edição inaugural do projeto foi no distrito de Leoventura – Camacã. A ação atendeu mais de 260 pacientes e agendou cerca de 60 atendimentos. Camacã faz divisa ao Norte com Itaju do Colônia, Jussari e Arataca, ao Sul com Potiraguá, à Leste com Mascote e Santa Luzia, e a Oeste com Pau Brasil.

Localização de Camacã, no Sul da Bahia, a 400 km da capital Salvador

Etimologicamente Camacan significa terras elevadas. Tem origem na tribo Camacã da subtribo Mongoió da raça Tupy, os Pataxó Hã-hã-hãe. É uma região de mata, de território fértil, próximo dos rios Panelão e Água Preta, que deságuam no rio Pardo.

A área de influência do Hospital abrange muitos municípios e categorias diferentes de agricultores familiares

Na década de 1970, o município era considerado um dos maiores produtores de cacau, mas a famosa praga da vassoura-de-bruxa, a Crinipellis perniciosa, devastou e destruiu sua lavoura, isso em 1989. Algumas alternativas, como a pecuária, o cultivo de café e a cultura seringueira diversificaram a economia local.

Hoje, a CONAFER vem desenvolvendo um trabalho bem planejado de levar os seus serviços e programas aos agricultores da região de Camacã. Muitas ações estão sendo implementadas há algum tempo, e agora ao firmar este acordo com uma entidade reconhecida por sua excelência na saúde, cumprimos mais uma etapa muito importante no compromisso de desenvolver uma agricultura familiar com o fortalecimento não apenas das condições socioeconômicas do agricultor, mas também, e principalmente, com a sua saúde e de sua família.

Leave a Comment

Assine a nossa newsletter
Fique por dentro de tudo que acontece aqui.