Logo cedo nesta quinta-feira (12) de comemoração do Dia das Crianças, as equipes da CONAFER já estavam proporcionando sorrisos, brincadeiras e diversão para meninos e meninas de quilombos, assentamentos, colônias de pescadores, aldeias indígenas e periferia de muitas cidades brasileiras. 16 mil brinquedos foram entregues. Equipamentos de pula pula foram instalados. Guloseimas foram distribuídas. Lanches foram saboreados em muitas escolas. Colaboradores, educadores e assessores da Confederação realizaram uma ação integrada do tamanho do Brasil. Durante todo o dia sob um calor muito forte, e com muita chuva em muitas localidades, nada foi obstáculo para garantir o sorriso destas milhares de crianças. Agora, a CONAFER já se prepara para uma nova missão. O Natal está chegando, e com ele o dever de levar adiante este trabalho nas comunidades carentes, a responsabilidade social com as pessoas mais vulneráveis e que inspira o lema destas ações: “nunca mais sozinhos!”
Como sempre diz Carlos Lopes, um dos fundadores e presidente licenciado da CONAFER, “ contra o medo e por sonhos “. E com este pensamento em mente, todos os obstáculos foram superados para a Confederação poder realizar com sucesso o Dia das Crianças em todos os estados do Brasil. O que envolveu uma ampla logística, recursos para a compra de brinquedos e embalagens, transporte por via terrestre e fluvial até as comunidades que transformaram este dia 12 de outubro em um grande gesto de solidariedade.
Isto é algo que a CONAFER já vem realizando ao longo do ano em diversas ações sociais comandadas pela diretoria de Ação Social e Inclusão, a Secretaria Nacional Indígena, a diretoria de Saúde Básica e Providências, a Diretoria das Mulheres, e também com de uma equipe permanente de assessores da presidência envolvidos nestas missões.
Equipes da CONAFER entregando brinquedos na aldeia Bela Vista do povo A´uwê Uptabi (povo verdadeiro), no município de Canarana-MT
Desde o início de outubro, equipes da CONAFER, de Brasília e de outros pontos do Brasil, já estavam nos últimos preparativos para enfrentar longas jornadas nas estradas e rios a caminho de diversas comunidades para implementar as ações do Dia das Crianças. Nestas visitas, foram entregues 16 mil brinquedos, kits de higiene pessoal para as mulheres das aldeias, lanches e doces. Também foram realizadas brincadeiras com pula pula, gincanas em escolas e performances de voluntários vestidos de palhaços para entreter a criançada.
De Norte a Sul, campesinos, comunidades quilombolas, sindicatos e colônias de pescadores, povos ribeirinhos, assentamentos e aldeias indígenas receberam as equipes da CONAFER com entusiasmo e muita alegria, propiciando momentos de emoção e diversão para milhares de crianças.
Em muitas aldeias, as mulheres receberam kits de higiene pessoal
A CONAFER já realiza de levar assistência material, orientação aos parentes indígenas e povos tradicionais, exames de saúde nas comunidades carentes, reforço escolar para crianças, educação ambiental com distribuição e replantio de mudas, distribuição de cestas básicas, entrega de equipamentos de pesca, promoção cultural dos povos tradicionais, além de ações em datas especiais, como esta para o Dia das Crianças.
A Diretoria de Ação Social e Inclusão, em parceria com a Secretaria Nacional Indígena e assessores da Presidência têm percorrido diversas comunidades carentes e aldeias indígenas, em atividades e visitas aos territórios com equipes que vão a campo cumprir uma missão da Confederação: atuar em favor dos mais carentes, em defesa dos direitos destas populações, como alimentação, educação, esporte e preservação de suas ricas culturas. É assim que a CONAFER contribui para levar adiante afeto, esperança e alegria aos meninos e meninas brasileiros. São gestos como este que dão sentido e satisfação à comunidade que dá vida à marca agrofamiliar brasileira.