Bem Vindo a Confederação da Agricultura Familiar

Secom CONAFER

Com a recente expansão da agricultura familiar no país, e a forte tendência de mecanização desse setor, os tratoristas precisam ser treinados, já que são os grandes responsáveis pelo sucesso das operações mecanizadas, como plantio direto, arado e cultivo de plantas. Para capacitar os produtores agrofamiliares, tornando-os profissionais aptos a realizarem operações e manutenções em suas propriedades rurais, de forma eficiente e segura, a Diretoria de Projetos e Ações Integradas para Povos da CONAFER em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e a Secretaria de Agricultura (SEAGRI) de Porto Seguro, realizarão o curso “Operação e Manutenção De Tratores Agrícolas – Atividade de Apoio Agrossilvipastoril”, na Aldeia Meio da Mata, em Porto Seguro, a 629 km de Salvador, durante este mês de junho. O curso é gratuito e disponibiliza 18 vagas a serem preenchidas pelos associados da CONAFER empenhados em se habilitar como tratorista básico. Os interessados em participar dessa capacitação deverão efetivar sua inscrição junto a Diretoria de Projetos e Ações Integradas para Povos da CONAFER, até o dia 13 de junho. Após a conclusão do curso, os participantes receberão o certificado, que os habilitam a atuarem como tratorista básico

A ampliação do acesso às linhas de crédito e financiamentos, elevou o número de agricultores familiares em todo o país, que de forma individual ou unidos em forma de cooperativas e associações, buscam benefícios para desenvolver a cadeia produtiva de suas propriedades rurais. Nesse contexto, a regulagem de implementos exerce importante papel, porque o ajuste correto das máquinas, a exemplo dos tratores, permite operações agrícolas eficientes, capazes de proporcionar a redução dos custos de produção, tornando o pequeno produtor mais competitivo no mercado.

Da preparação do solo até a colheita, a utilização de tratores torna as etapas de produção mais rápidas e econômicas, com ganho expressivo em produtividade. O curso conta com uma duração de 36 horas, e assegura uma formação completa do produtor como tratorista básico, instruindo-os sobre conteúdos como: simbologia universal e segurança e saúde no trabalho; motor e transmissão do trator agrícola; sistemas do trator e suas respectivas manutenções; plataforma do operador; regulagem do trator; acoplagem e regulagem do implemento; planejamento operacional; e operação conjunto trator implemento.

A mecanização não permite apenas executar as atividades agrícolas de forma mais rápida e eficiente. Ela também reduz as falhas e erros comuns às atividades manuais, o que na prática diminui o desperdício de insumos, sem prejudicar a integridade e a higiene das lavouras. Com esta capacitação básica, os produtores rurais estarão habilitados a operar, ajustar e preparar máquinas e implementos agrícolas, realizando sua manutenção em primeiro nível, e empregando medidas de segurança capazes de auxiliar no planejamento do plantio.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na Diretoria de Projetos e Ações Integradas para Povos da CONAFER, pelo telefone: (61) 3548-4360.

Assine a nossa newsletter
Fique por dentro de tudo que acontece aqui.