A mensagem de renascimento da Páscoa traz uma série de tradições e rituais de celebração entre as famílias. O mais famoso deles é a entrega de presentes e chocolates. Mas a realidade do país é que milhões de pessoas não têm este privilégio. Por isso, a responsabilidade social da CONAFER segue levando solidariedade aos mais pobres e vulneráveis socialmente. Durante esta semana, equipes da Diretoria de Ação Social e Inclusão, das federações, sindicatos e secretarias da CONAFER estão percorrendo o país, de Norte a Sul, entregando brinquedos, ovos de páscoa e muito carinho, em territórios indígenas, cidades do interior e na periferia das grandes cidades. Nesta ação, a Confederação também tem o apoio da Carreta Solidária que chegou ao Piauí carregada de alimentos, águas, roupas, móveis e eletrodomésticos para doação. 

Outro exemplo vem da Paraíba, com a entrega de 2 mil ovos e 3 toneladas de peixe à população. É uma força-tarefa da CONAFER para levar às famílias brasileiras uma ação solidária para colher milhares de sorrisos nestes dias de renascimento

Por todo o país, equipes da CONAFER estão levando a solidariedade que esta época do ano inspira. Inicialmente na Bahia, em Santa Rita de Cássia; e no Paraná, na Aldeia Laranjinha, em Santa Amélia, na aldeia Posto Velho, na cidade de Abatiá, no Centro Cultural, em Londrina, na Aldeia Água Branca, em Tamarana, na Ilha de Marajó, no Pará, na Estrutural em Brasília, no Distrito Federal, nas 5 regiões, em centenas de aldeias e cidades do Brasil, os colaboradores da CONAFER estão realizando ações sociais.

Ao longo de todo o ano, os projetos, programas e serviços diários levados pela Confederação aos seus associados são completados por ações sociais pelo fim da fome e diminuição da miséria das populações vulneráveis. Este trabalho de inclusão social se materializa em ações pela educação, saúde, previdência das famílias e o lazer das crianças.

A CONAFER visita famílias, leva cestas básicas, entrega material escolar, realiza exames de sangue e protocolos de saúde básica para estas pessoas invisíveis à sociedade. 

São homens, mulheres, jovens, crianças e idosos em condição de vulnerabilidade social, milhares de brasileiros que já não conseguem sair da situação de pobreza extrema. Os animais de rua também são lembrados nestas ações, em que a Confederação estende o seu olhar aos que mais precisam de atenção e apoio. Ainda estamos muito longe de eliminar estas dificuldades de boa parte da sociedade, mas a cada dia damos um passo nesta direção. O lema deste trabalho é nunca mais sozinhos.

São muitas comunidades espalhadas pelo território brasileiro, no Brasil mais profundo e nas grandes capitais, onde as famílias têm dificuldades para comprar os materiais escolares, alimentar ou dar um simples ovo de páscoa aos seus filhos. Então, quando amenizamos este sofrimento com um apoio, é muito importante para estas famílias. É o que a Confederação se propõe a fazer como gesto obrigatório de quem se importa.

Compartilhe via: