Nesta sexta-feira, às 10 horas da manhã, 5 novas cidades se unem aos quase 2 mil municípios já oficializados com acordos de cooperação técnica para receber o maior programa de melhoramento genético do país. Este número demonstra a dimensão do +Pecuária Brasil, um projeto inédito de biotecnologia reprodutiva que entrega a prenhez do animal, e não apenas os sêmens e insumos aos pequenos produtores. Uma revolução na produção pecuária familiar nacional, e que já chegou nas 27 unidades federativas. A partir desta sexta, Piraju-SP, Nova Lacerda-MT, Santa Brígida-BA, Piracuruca-PI e Cândido Mota-SP estarão aptas a receber os protocolos e iniciar o processo de inseminação que vai mudar a vida de centenas de pequenos pecuaristas nestas cidades, confirmando ainda mais o sucesso do +Pecuária Brasil

Os acordos de cooperação técnica selados entre as secretarias de agricultura dos municípios e a CONAFER, vão beneficiar pequenos produtores rurais dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Bahia e Piauí, que agora podem multiplicar os rebanhos, de corte e leite, com sêmens de touros provados da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial e parceira da CONAFER. O +Pecuária já está presente em todos os estados brasileiros, multiplicando a produção e melhorando as condições socioeconômicas de milhares de pecuaristas agrofamiliares.

A cidade de Piraju, a 330 km da capital paulista, no sudoeste do Estado, oficializa a sua adesão ao +Pecuária Brasil em lançamento online nesta sexta, 14 de outubro

Desde que a CONAFER e a Alta Genetics, líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, criaram o + Pecuária Brasil, os acordos de cooperação técnica com secretarias de estados e municípios se multiplicam, dia após dia, pelos 6 biomas do território nacional. O grande diferencial do programa é a entrega das prenhezes ao pequeno produtor. São projetadas até 2025, milhões delas, todas viabilizadas pela entrega de sêmens e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER até a prenhez do animal. Este é o grande diferencial do programa, pois a prenhez é algo efetivo, que materializa todas as ações do projeto, desde a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, a fase hormonal, o processo de inseminação e a gestação do animal.

Piracuruca, “peixe que ronca” em tupi-guarani, a 200 km da capital piauiense Teresina, é mais um município que oficializa a sua adesão ao +Pecuária Brasil 

O +Pecuária nasceu para desenvolver os rebanhos bovinos, de corte e leite, em todas as regiões brasileiras, contribuindo decisivamente para o crescimento da pecuária nacional. Em pouco tempo, esta verdadeira revolução genética já chegou nos 6 biomas nacionais, contemplando pecuaristas familiares de Norte a Sul do Brasil em tempo recorde. Cada acordo é motivo de felicidade para os pecuaristas familiares, municípios, estados e toda a cadeia produtiva envolvida neste importante segmento econômico.

O grande diferencial do programa +Pecuária Brasil

A entrega das prenhezes ao pequeno produtor é o foco do +Pecuária. São projetadas até 2025, 1 milhão de prenhezes, todas viabilizadas pela entrega de semêns e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER até a prenhez do animal. Em pouco tempo, esta verdadeira revolução genética já chegou nas 5 regiões brasileiras, contemplando pecuaristas familiares do Norte a Sul do Brasil em tempo recorde. 

Os benefícios ao produtores agrofamiliares

A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro.

Qualidade no rebanho e lucro no negócio

O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da ALTA GENETICS, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis. Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.

Tecnologia na produção

A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção.

Sustentabilidade no campo

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.

Desenvolvimento para estados e municípios

O programa integra-se às políticas públicas de estados e municípios, que têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.

Compartilhe via: