Em Lassance, 271 km de Belo Horizonte, a CONAFER e a Alta Brasil levaram o pacote genético revolucionário do +Pecuária para dezenas de pequenos produtores. Desde a fase nutricional, hormonal, de inseminação, diagnósticos de gestação e prenhezes, tudo foi muito bem sincronizado para a alta taxa de prenhezes do município. Agora, dezenas de bezerros estão nascendo. Um sucesso que no segundo ano do programa, em 2023, estará se repetindo em quase 2,5 mil cidades atendidas pelo pacote de biotecnologia reprodutiva, que entrega a prenhez do animal, e não apenas os sêmens e insumos. Presente já nas 27 unidades da Federação, o +Pecuária está melhorando a produção e as condições socioeconômicas dos pecuaristas familiares brasileiros. E a CONAFER só tem a agradecer aos estados, municípios e produtores que acreditaram no programa e estão colhendo os frutos desta verdadeira revolução genética no campo

Durante todo o ano de 2022, a TV CONAFER transmitiu mais de 100 lançamentos online dos municípios que aderiram ao +Pecuária Brasil por meio de acordo de cooperação técnica com a CONAFER. O canal subiu de 1 mil curtidas para 3 mil curtidas neste período, evidenciando um alto nível de interatividade e troca de experiências entre a coordenação do +Pecuária Brasil, os executivos e corpos técnicos dos estados e municípios, e claro, juntos com pecuaristas familiares das 5 regiões do território brasileiro, os verdadeiros protagonistas do maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira.

Durante todo o ano de 2022, a TV CONAFER transmitiu mais de 100 lançamentos online dos municípios que aderiram ao +Pecuária Brasil

Os acordos de cooperação técnica selados vão beneficiar os pequenos produtores rurais de boa parte do território nacional, que agora podem multiplicar os rebanhos, de corte e leite, com sêmens de touros provados da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial e parceira da CONAFER. O +Pecuária já está presente nas 27 unidades da Federação, multiplicando a produção e melhorando as condições socioeconômicas de milhares de pecuaristas familiares brasileiros.

Em 2020, a CONAFER e a Alta Genetics, líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, criaram o + Pecuária Brasil, iniciando os acordos de cooperação técnica com secretarias de estados e municípios pelos 6 biomas do território nacional. O grande diferencial do programa é a entrega das prenhezes ao pequeno produtor. São projetadas até 2025, 1 milhão de prenhezes, todas viabilizadas pela entrega de sêmens e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER até a prenhez do animal. Este é o grande diferencial do programa, pois a prenhez é algo efetivo, que materializa todas as ações do projeto, desde a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, a fase hormonal, o processo de inseminação e a gestação do animal.

Em Lassance, 271 km de Belo Horizonte, a CONAFER e a Alta Brasil levaram o pacote genético revolucionário do +Pecuária para dezenas de pequenos produtores

O +Pecuária nasceu para desenvolver os rebanhos bovinos, de corte e leite, em todas as regiões brasileiras, contribuindo decisivamente para o crescimento da pecuária nacional. Em pouco tempo, esta verdadeira revolução genética chegou nos 26 estados e Distrito Federal, contemplando pecuaristas familiares de Norte a Sul do Brasil em tempo recorde. Cada acordo é motivo de felicidade para os pecuaristas familiares, municípios, estados e toda a cadeia produtiva envolvida neste importante segmento econômico.

Em 2023, o programa +Pecuária Brasil seguirá avançando

A entrega das prenhezes ao pequeno produtor é o foco do +Pecuária. Mais de 5 mil bezerros estão nascendo pelo Brasil no final de 2022, em 2023 serão outras dezenas de milhares, em 2024 centenas de milhares, até a projeção de 1 milhão em 2025, um crescimento exponencial.  Todos os nascimentos seguem o processo viabilizado pela entrega de semêns e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER até a prenhez do animal.

A coordenadora Nacional do +Pecuária, Amanda Soares, durante uma das mais de 100 lives, agradece aos prefeitos e colaboradores das secretarias municipais de agricultura presentes na transmissão

Os benefícios ao produtores agrofamiliares

A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro.

Qualidade no rebanho e lucro no negócio

O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da ALTA GENETICS, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis. Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.

Tecnologia na produção

A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção.

Sustentabilidade no campo

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.

Desenvolvimento para estados e municípios

O programa integra-se às políticas públicas de estados e municípios, que têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.

Compartilhe via: