Cada brinco colocado em um novo bezerro, é uma afirmação da alta performance que atingiu o programa genético que revolucionou o campo. Só em ativos contabilizados pelos quase 130 mil bezerros já nascidos, chegamos em mais 300 milhões de reais de capital gerado pela pecuária agrofamiliar. Ainda podemos somar o valor originado pelas fêmeas nos próximos anos com a produção de leite de alta qualidade e a fase de corte dos rebanhos. Mas o sucesso do +Pecuária não reside apenas nos avanços genéticos e na escala maior de produção, como também em seu compromisso com a sustentabilidade. Ao adotar técnicas modernas de manejo, o +Pecuária Brasil demonstra que é possível produzir mais carne e leite com menos impacto ambiental, contribuindo para a preservação dos ecossistemas locais e, ao mesmo tempo, melhorando a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais

O +Pecuária Brasil incentiva práticas que reduzem o impacto ambiental da pecuária, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Esse sistema, que combina a criação de gado com atividades agrícolas e florestais, otimiza o uso da terra, melhora a produtividade e promove a captura de carbono, ajudando a mitigar as emissões de gases de efeito estufa. Estas práticas são fundamentais em um cenário de mudanças climáticas, onde a redução da pegada de carbono e a gestão responsável dos recursos naturais são essenciais para garantir a longevidade do setor. 

Um exemplo deste trabalho acontece na parceria entre a prefeitura de Murutinga do Sul e a CONAFER, que já começou a gerar frutos

O programa que tem como parceiros a multinacional Alta Genetics e Terra Bank, tem levado o melhoramento genético sem custo aos produtores do município, e isto está mudando a realidade do município na região noroeste paulista. O prefeito de Murutinga do Sul e um dos maiores entusiastas do +Pecuária, Cristiano Eleutério, esteve no lote de um dos produtores beneficiados pelo programa, acompanhado do técnico responsável pelo + Pecuária em Murutinga do Sul, Leandro Murai. Em Murutinga do Sul, o casal Tom e Daiane Wellington, entrou no programa com 15 matrizes para inseminação da raça Girolanda 3/4. Por meio de ACT (Acordo de Cooperação Técnica) entre a CONAFER e a prefeitura de Murutinga do Sul, 600 doses de sêmens para utilização no sistema IATF estarão sendo disponibilizados aos produtores do município anualmente, sem nenhum tipo de custo. Ao longo de 4 anos, serão mais de 2,4 mil vacas inseminadas pelo +Pecuária Brasil.

O médico veterinário André Silva Ananias, responsável pelo suporte do +Pecuária Brasil no interior de São Paulo, é o profissional designado pela CONAFER para realizar todo o procedimento anterior, como aplicação hormonal nos animais, realização de ultrassom e realizar os procedimentos da inseminação nos animais. Com o melhoramento genético com objetivo de aumentar o gado leiteiro, é previsto que com o nascimento de fêmeas pelo +Pecuária Brasil, os pequenos produtores da bacia leiteira do município possam dobrar a produtividade nos próximos 2 anos.

Acima um exemplar de um belo bezerro nascido em Ipixuna do Pará. Como sabemos, o Pará tem o segundo maior rebanho de bovinos do mundo com 26 mihões de cabeças. Mato Grosso lidera o rebanho bovino com 34,2 milhões de cabeças, ou 14,6% do efetivo nacional. Em seguida veio o Pará (10,6%) ultrapassando Goiás (10,4%). No ranking municipal, São Félix do Xingu (PA) manteve a liderança, alcançando 2,5 milhões de cabeças. 

São muitas ações e protocolos para uma inseminação ocorrer de forma correta, o que inclui a parte hormonal, inseminações e acompanhantes por ultrassom. Nos dias 19, 20 e 21 deste último mês de novembro, foram realizados o DG (diagnóstico de gestação) da 5° etapa e a brincagem da 2° etapa do programa + Pecuária Brasil no município de Nhamundá-AM.

Bezerro nascido em Ibaiti-PR

Animais nascidos no município de Cacaulândia, em Rondônia

Propriedade beneficiada em Tabuleiro do Norte, Ceará

Nascimentos na Fazenda Periperi, do produtor Gilvan Rocha da Costa, no município de Capela, Alagoas

Protocolos de inseminação em Milhã, Ceará

Equipe do +Pecuária em ação na cidade de Dom Silvério, em Minas Gerais

Animais nascidos no município de Cacaulândia, Rondônia

Bezerro nascido em São Desidério, Bahia

Protocolos de inseminação em Itororó, Bahia

Dia Zero, D0, realizado em Caibaté, Rio Grande do Sul

No dia 26 de novembro de 2024 no município de Estância, Sergipe, 81 vacas de 3 produtores foram avaliadas e 39 foram aprovadas para iniciar protocolo hormonal de IATF

Um dos principais destaques do +Pecuária Brasil é o seu impacto na produção de uma nova pecuária familiar, e que representará uma parcela significativa da produção bovina no país no futuro. O programa oferece aos pequenos e médios produtores acesso a tecnologias antes restritas a grandes fazendas, como a melhoria genética e o monitoramento avançado de rebanhos. Com isso, esses produtores podem aumentar sua produtividade e competitividade, sem abrir mão da sustentabilidade. Além disso, a geração de milhares de empregos diretos que estão sendo criados, fortalece o desenvolvimento rural e impulsiona as economias regionais. Esse aspecto social do +Pecuária Brasil é muito importante para a promoção de uma produção mais inclusiva, garantindo que os benefícios da modernização tecnológica e da sustentabilidade sejam acessíveis a todos.

Compartilhe via: